MPEG-H. Você sabe o que é isso?

 Resumindo, é um novo codec digital de altíssima eficiência para entrega de áudio digital, desenvolvido pelo Moving Picture Experts Group (MPEG, que junta a Fraunhofer, a Technicolor e a Quallcomm).

Novo mais ou menos. A primeira versão é de 2013, mas só agora os testes e entregas começaram de verdade. A Coréia do Sul já transmite alguns programas de TV no formato e em 2018 será padrão por lá.

E aqui vemos um vídeo de teste que a Fraunhofer desenvolveu na AES de 2015.

O MPEG-H pretende unificar todas as compressões de áudio para vídeo digital e streaming anteriores, além de entregar um pacote de referências e testes de conformidade para o áudio, imagem, transmissão e coding (chamado ATSC 3.0 System standards).

Interessante porquê, finalmente, a própria MPEG resolveu criar um padrão sólido e integrado de áudio.

Além disso, não é necessário nenhum novo equipamento. O MPEG-H funciona em qualquer equipamento de transmissão e gravação atual, é a finalização e transmissão que conta. 

Fizeram testes, por exemplo, em uma transmissão de uma corrida de Nascar onde você podia selecionar o formato que queria ouvir (5.1, mono, stereo, etc) e também o que você queria ouvir. Até as conversas de rádio de um dos carros estavam disponíveis como add-on.

E pensando em Audio 3D, ou Immersive Sound, que é um dos principais focos do MPEG-H, é uma mão na roda para quem já produz.

A entrega pode ser em High Order Ambisonics, com até 64 canais simultâneos de áudio, mas que também se adapta para transmissão e execução em celulares, cinemas, mídias digitais, downloads, além de Mono, Stereo e Surround.

Mais legal ainda é que o formato é mais eficiente e requer menos banda do que os formatos usados atualmente.

Se hoje em dia temos que customizar e render o áudio para cada uma destas entregas separadamente, usar o MPEG-H será o que a gente precisa para otimizar a produção e ter a certeza de que o áudio será do jeito que saiu do estúdio.

Junta tudo isso com o Loudness, padrão já utilizado em transmissões para evitar fadiga auditiva e não ter comerciais mais altos que os programas, e teremos o futuro do áudio ao vivo.

Prá terminar e dar uma ponta de esperança de que o formato “vai pegar”:

-É desenvolvido pela MPEG, que atualmente dita o padrão de formatos em audio, video, etc (mp3 alguém?).

-O lance da Coréia do Sul já usar.

 -A Quallcom Technologies já faz testes de broadcast para TV e mobiles usando o formato.

-Algumas DAWs que vi na AES-Berlin já tem o MPEG-H como codec de finalização e transmissão e todo mundo tá focado em fazer isso funcionar.

-Criaram a MPEG-H Audio Alliance. Um grupo de profissionais focados na coisa toda.

Vamos acompanhar…

Tudo de bom,

Billy.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More