in

Estas pessoas não existem, foram criadas por inteligência artificial

As fotos acima poderiam ser retratos de pessoas que encontramos nas ruas todos os dias, mas estes rostos fazem parte do projeto This Person Does Not Exist desenvolvido por pesquisadores da NVIDIA. 

Usando novos avanços em inteligência artificial, nenhum dos rostos da foto acima existe, por incrível que pareça. Estes rostos ultra realistas foram concebidos por uma ferramenta da NIVIDA, que recorre a uma técnica denominada generative adversarial network (GAN), redes adversariais generativas, numa tradução livre.

O engenheiro de software Phillip Wang criou o site This Person Does Not Exist com a intenção de aumentar a conscientização sobre a tecnologia. “Os rostos são mais importantes para a nossa cognição, então decidi colocar esse modelo pré-treinado específico”, escreveu Wang em um grupo de IA no Facebook. “Cada vez que você atualiza o site, a rede gerará uma nova imagem facial a partir do zero a partir de um vetor de 512 dimensões.”

Os rostos das imagens são criados pegando emprestado o estilo de outra foto, e o gerador GAN consegue manipular e misturar diferentes atributos das imagens. Tudo é feito a partir da identificação e separação automática de características básicas como pose e identidade, com variações mais simples como óculos, marcas na pele, espinhas, cabelos e etc. Depois essas características são misturadas para criar diferentes tipos de rostos.

O resultado dessas combinações, que você pode ver no vídeo abaixo, é impressionante e é difícil acreditar que essas pessoas não são reais, mas foram geradas por inteligência artificial.

Não há dúvida de que os aplicativos em realidade virtual e jogos estão ficando cada vez mais maduros com esses avanços tecnológicos, mas também há preocupações de segurança que acompanham os pontos positivos. É fácil ver como, nas mãos das pessoas erradas, essas imagens realistas podem ser usadas em fraudes ou para promover notícias falsas.

Saiba mais sobre a ciência por trás do projeto neste artigo do StyleGANs.

Report

What do you think?

86 points
Upvote Downvote
Expert

Written by Paula Romano

Jornalista freelancer interessada em arte, tecnologia, cultura e sempre em busca de novas histórias. Uma pessoa que adora viajar, descobrir novidades, aprender, filosofar e que fica feliz com a companhia de um chá, um felino e um bom livro no colo.

Years Of MembershipStory MakerContent Author100 Posts Mr. Postman!

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Loading…

0