Tweets impróprios postados por políticos serão sinalizados

Ao colocar os tweets polêmicos por trás de um aviso, Twitter aposta no caminho do meio entre a remoção de contas e o interesse público no que dizem seus autores

Não faltam presidentes e políticos polêmicos nos últimos tempos. Seja nos EUA ou no Brasil, a comunidade de usuários do Twitter têm pressionado a plataforma pedindo que contas de políticos e líderes como Donald Trump e Jair Bolsonaro sejam banidas, já que alguns dos tweets postados por essas personalidades infringem os termos e condições do Twitter.

A decisão, contudo, não é tão simples: tratam-se não só de personalidades que angariam muitas visualizações e que são ativas usuárias da plataforma, mas também políticos que devem ser fiscalizados e responsabilizados pelo que dizem publicamente. Além disso, os dois presidentes também têm a prática de utilizar o Twitter como meio de comunicação oficial, o que transforma as suas contas em uma espécie de sala de imprensa do governo, com elevado interesse jornalístico no que eles publicam.

Ponderando a situação, mas sem apontar dedos para nenhum infrator em específico, o Twitter decidiu estabelecer uma sinalização para estas postagens abusivas, colocando os tweets impróprios postados por governantes e candidatos à cargos públicos por trás de uma janela contendo um aviso:

Essa mensagem infringe as Regras de Uso do Twitter. No entanto, o Twitter determinou que pode ser de interesse público manter essa mensagem disponível. Entenda mais.

Segundo o Twitter, eles também vão se esforçar em garantir que esses tweets infratores não estarão sendo impulsionados pelo algoritmo da plataforma. A medida, no entanto, vai valer apenas para tweets postados por governantes, líderes políticos e candidatos a cargos públicos que sejam verificados pela plataforma e tenham ao menos 100 mil seguidores. 

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More