Por que toda vez que o Nicolas Cage aparece em um filme, várias pessoas morrem afogadas?

Causa e efeito? Ou apenas uma relação forçada entre duas coisas que não têm nada em comum? Confira os exemplos.

Dizem que os números não mentem. Mas taí, uma grande mentira. O site Spurious Correlations (Correlações Espúrias, ou incertas) se dedica a criar gráficos com coisas que têm correlação, mas não causa.

Ou seja, coisas que acontecem de modo bastante parecido, mas que são apenas coincidências, sem que uma tenha causado a outra.

Por exemplo: existe uma similaridade incrível entre o número de filmes em que o Nicolas Cage aparece e o número de pessoas que morrem afogadas em piscinas. Sobrepostos, os gráficos são quase coincidentes. Mas, obviamente, uma coisa não tem nada a ver com a outra.

chart 1

Claro que usando essas situações esdrúxulas como exemplo fica fácil perceber, mas a confusão entre correlação e causa, no dia-a-dia, é muito mais sutil e é uma das armadilhas mais comuns que existem por aí.

Imagem relacionada
Resultado de imagem para spurious correlations

Usando esse truque, coisas como o aumento no número de queimadas na Amazônia (outro exemplo) pode ser ligado a uma série de outros fatos, totalmente especulativos.

chart

O truque é, toda vez que você der de cara com 2 coisas sendo relacionadas, pare e pergunte pra você mesmo; “mas será que isso é mesmo uma questão de causa/efeito ou apenas uma correlação forçada por algum interesse?”

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More