Por que toda vez que o Nicolas Cage aparece em um filme, várias pessoas morrem afogadas?

Dizem que os números não mentem. Mas taí, uma grande mentira. O site Spurious Correlations (Correlações Espúrias, ou incertas) se dedica a criar gráficos com coisas que têm correlação, mas não causa.

Ou seja, coisas que acontecem de modo bastante parecido, mas que são apenas coincidências, sem que uma tenha causado a outra.

Por exemplo: existe uma similaridade incrível entre o número de filmes em que o Nicolas Cage aparece e o número de pessoas que morrem afogadas em piscinas. Sobrepostos, os gráficos são quase coincidentes. Mas, obviamente, uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Claro que usando essas situações esdrúxulas como exemplo fica fácil perceber, mas a confusão entre correlação e causa, no dia-a-dia, é muito mais sutil e é uma das armadilhas mais comuns que existem por aí.

Imagem relacionada
Resultado de imagem para spurious correlations

Usando esse truque, coisas como o aumento no número de queimadas na Amazônia (outro exemplo) pode ser ligado a uma série de outros fatos, totalmente especulativos.

O truque é, toda vez que você der de cara com 2 coisas sendo relacionadas, pare e pergunte pra você mesmo; “mas será que isso é mesmo uma questão de causa/efeito ou apenas uma correlação forçada por algum interesse?”

Default image
Wagner Brenner
Fundador e editor do Update or Die.
Leave a Reply

Ad Blocker Detected!

Refresh