Teorema de Pitáguas

Quer ver como é fácil entender o Teorema de Pitágoras, sem usar qualquer número ou fórmula? É fácil, é só usar água!

Muita gente não sabe, pelo menos na minha época de escola eu não sabia, que a expressão “ao quadrado” em matemática, significa… ao formato quadrado mesmo. Literalmente. Isso porque a gente acaba usando a fórmula com aquele “2zinho” no ombro, ou daquele “v” com toldo e a imagem do formato quadrado acaba caindo no esquecimento.

O video abaixo é justamente um lembrete de que o quadrado é um quadrado mesmo. E vai além: mostra analogicamente o famoso Teorema de Pitágoras:

“Em qualquer triângulo retângulo, o quadrado do comprimento da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos comprimentos dos catetos.”

Pitágoras

O enunciado relaciona comprimentos, mas o teorema também pode ser enunciado como uma relação entre as áreas dos quadrados.

Bom, por que eu tô escrevendo isso tudo, se basta um play para você ver como a matemática é mais simples e elegante do que a gente imagina?

Pepare-se, seu cérebro vai enxergar uma coisa, que você não vai esquecer mais. Play.

água para demonstrar o Teorema de Pitágoras

c.q.d. ;)

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More