Segundo Maxwell Maltz, uma mudança de hábito demora pelo menos 21 dias

Quanto tempo leva para se formar um hábito? Quantos dias até que aquela sua corridinha matinal possa ser considerada integrada na sua rotina?

São 21 dias.

dfpy56733
Maxwell Maltz

Pelo menos é o que diz a teoria criada por Maxwell Maltz (não confundir com o Maxwell Smart), um cirurgião plástico que ganhou fama na década de 60 quando começou a elaborar um estudo relacionando suas cirurgias reparativas e a atitude mental no pós-operatório. Muitos, apesar de terem, por exemplo, seus rostos completamente reconstruídos, mantinham por um certo periodo as mesmas características e crenças de antes, levando tempo para acreditarem que haviam realmente mudado. Também pacientes submetidos a amputações e que continuavam sentindo os membros amputados, no que hoje é popularmente conhecido como a dor (ou coceira) fantasma. Esse “update”, levava quase que precisamente, 3 semanas.

Segundo Maltz, pesquisas neurológicas também mostram que a memória de longo prazo precisa desse mesmo periodo de repetições diárias para que se estabeleça e seja considerada incorporada. Na prática, você precisa de 21 dias para aprender a andar de bicicleta, para superar a perda de um parente, para parar de fumar ou para sua corridinha matinal parar de ser um fardo e virar um vício.

Outro fato curioso é que Maltz escreveu um livro na época, o Psico-cibernética, e que é considerado o primeiro livro de “auto-ajuda” do mundo, a obra que inaugurou o genero mais vendido no planeta desde então. Virou um clássico.

É claro que essa precisão de 21 dias é questionável. Mas o conceito do “sabor-adquirido”, aquele que você precisa insistir no começo para nunca mais largar depois (cerveja!) é bem verdade. Assim como a necessidade de um mínimo de 21 dias de férias (off-line) para poder voltar a sentir e viver um ritmo que há alguns anos deixamos para trás.

Complete aí: “durante 21 dias seguidos vou…”

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (2)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More