Boa notícia: você não é viciado em email, tweets e posts de Facebook. Má notícia: você é viciado em saber que essas coisas estão te esperando. . Qual o momento mais excitante num jogo de roleta? É a bolinha girando, não quando ela pára em algum número. A antecipação dá mais prazer do que o resultado. O mesmo fenômeno acontece no seu cérebro muitas e muitas vezes por dia. “Você tem uma nova mensagem”.
Não importa como essa informação chega a você: pode ser um texto em negrito no seu inbox, um alerta sonoro no seu celular, um ícone com o número de novas mensagens. Assim que você descobre que tem alguma mensagem (ou tweet ou FB) te esperando, seu rabinho digital começa a abanar. Seu cérebro ficaria todo coloridinho na ressonância magnética.
Esse pequeno intervalo de poucos segundos entre tomar conhecimento da nova mensagem e a leitura propriamente dita é o que dá o barato, encharcando seu cérebro com uma dopamina altamente viciante. É o chamado prazer da antecipação e da incerteza. A mensagem depois de aberta pode ser boa ou ruim, mas a antecipação dela é sempre boa. É o segredo do sucesso do strip-tease. Aliás, de qualquer teaser. E mais um exemplo de que os processos são geralmente mais interessantes do que os produtos. É como chegar na frente de um cachorro, esconder as mãos atrás do corpo e falar “adivinha o que eu trouxe pra você?” Agora imagina fazer isso com ele umas 100 vezes por dia
E aí? Como anda seu vício?