Um experimento sobre a calma

Série especial sobre meditação e mindfulness, parte um

Como sobrevivente da Internet, estou compreensivelmente online por mais de 10 horas todos os dias. Suponho que muitos de vocês são da mesma maneira e podem achar difícil desviar o olhar da meia dúzia de telas que permeiam nossas vidas. Talvez seja por isto que gostam de ler no Update or Die pautas que ganham uma visão honesta do tópico publicado. Mesmo sendo um lugar colaborativo e completamente livre para todos, existe uma realidade de comunidade focada a compartilhar o que está dentro da nossa mente e impresso em nossos olhos, para conseguir repassar não só uma novidade, mas uma inspiração para você sempre sentir que esta saindo um pouco melhor a cada leitura.

Com isso em mente, estou prestes a nos embarcar em um experimento de meditação. Nas próximas semanas, vou compartilhar meus experimentos de alguns aplicativos e programas diferentes de meditação e informar como eles estão funcionando para mim a cada passo do caminho. O objetivo aqui não é criar uma Lista Suprema dos Melhores Meios de Meditação, mas detalhar minha prática e destacar os pontos fortes de cada programa. Mesmo que você não use nada disso em sua própria rotina, minha esperança é que você tenha uma ideia dos meus testes de meditação.

Algo para sua mente.

Pessoalmente, espero ter um pouco de clareza sobre o que funciona melhor para mim. Medito de vez em quando há anos, mas nunca consegui abalar a sensação de que simplesmente não sou muito bom em acalmar minha mente. Eu ainda me considero um novato, então provavelmente estou na posição perfeita para testar com as práticas a seguir. Minha mente funciona na mesma velocidade que vemos as notícias atuais e isto é um grave problema. Se há pouco mais de 10 anos atrás esse ritmo era dos jornais na TV hoje é a toda hora, com aquela telinha do nosso lado na saúde, na doença, na felicidade, na tristeza, tocando o bip que escolhemos, hoje essas ações podem se tornar uma parte grande da nossa ansiedade e nos faz sentir deslocados do nosso próprio corpo.

Antes de aplicar a tecnologia para redirecionar minha mente para relembrar quem sou em diversos sentidos existenciais, primeiro o nosso olhar curioso. O que é meditar ou mindfullness

Basicamente, é o ato de entender o que se passa em nossa mente, em cada acontecimento, e não deixar se levar para o pico do acontecido. – Em outras palavras, nos treinar a deixar de ver o mundo com um eterno ápice dos problemas quando acontecer algo contra nossa vontade ou forçar socialmente uma felicidade extrema em situações em que só deveríamos estar tranquilos e equilibrados.

Como atingir este centro de equilíbrio? Com meditação! No próprio UoD você encontra publicado um pouco sobre a temática, e tenho preparado vocês, nos últimos meses, com algumas pautas sobre o assunto.

Meditação já é, há algum tempo, considerado uma ciência focada em saúde física e mental, que ganhou sua popularidade global com resultados e, mais do que nunca, necessária para todos nós nesses tempos. Pesquisas de diversas nações começam a sair a cada novo dia, então é importante acompanhar de modo constante. Não vou aprofundar em detalhes porque é uma jornada de pesquisa, interessante e divertida para cada experiência individual, e que deve ser feita caso quiser entender do processo como um todo. – Mas o primeiro passo sempre vem da sua curiosidade, que vai gerar o primeiro passo para algo maior, para conhecer a si mesmo.

Veja, esta experiência é uma jornada minha buscando na tecnologia um impulso para algo maior, melhor e mais saudável para minha mente. Quero e espero inspirar você a buscar mais, a criar mais, a compartilhar mais e poder ajudar a expandir muito mais esses textos textos para muito além da proposta inicial.

Screen Shot 2020 03 13 at 12.01.16

Esse experimento acontece desde o final do ano passado,, então vou contar para vocês o processo até hoje, o que senti, como foi o impacto da minha vida. 

Testei os aplicativos Calm, Waking Up, Headspace, Insight Timer, meditações online e mais surpresas. Você deve esperar dos textos algumas das minhas reações, dicas para os problemas do dia a dia, sensações pós uso e, muita, mas muita, reflexão pessoal sobre os tópicos de cada teste. Além de falar um pouco da minha pesquisa durante esse caminho, e de modo rápido, sobre experimentos similares com medicina alternativa, complementares e demais ainda não aceitos pelo grande público, como a ayahuasca e as câmaras de oxigenoterapia hiperbáricas, por exemplo.

O que não deve esperar, reviews de aplicativos, experimentos ou que meus textos sejam altamente explicativos sobre o mindfulness. Espere uma luz para o primeiro passo. Será uma série limitada de posts embarcando em uma viagem para dentro da minha mente, e narrando essa jornada para você.

Topa essa aventura?

Terças e Quintas-feiras, só aqui no Update or Die!


Continue no segundo post da série, aqui.
Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More