A calmaria contra a tempestade

Série especial sobre meditação e mindfulness, parte dois

No post anterior da série, compartilhei um pouco da preparação para nossa jornada, hoje começamos a aprofundar um pouco sobre o impacto da meditação no dia a dia.

Ao começar a pesquisa do melhor modelo para tentar meditar, o primeiro app que aparece é o Calm. Você pode baixar aqui para IOS e aqui para Android. E foi assim que começou o meu primeiro dia de teste. *Não tem um ponto qualquer patrocinado por aqui, mas é algo que pode, quem sabe, ajudar.

O áudio da meditação e o aplicativo, quando aberto, apresentam os sons suaves de um riacho e pássaros cantando. A primeira meditação dura apenas 10 minutos e começa com uma discussão de dois minutos sobre os benefícios da atenção plena. Portanto, aqueles com mais experiência precisam se inscrever no pacote premium caso quiser pular adiante.

Apreciei esse áudio simples de “Basics of Mindfulness” e a voz da Head of Content da Calm, Tamara Levitt, que me garantiu que é natural sentir-se desconfortável e inquieto ao se apresentar à meditação (ou voltar a ela depois de um período de tempo). Sua orientação é consistente, mas não de grande impacto. O áudio quase parecia saber quando eu estava me afastando do pensamento e precisava de um lembrete para trazer o foco de volta à minha respiração.

E para ser honesto, não errou, mesmo em dias normais é difícil sentar confortável e me preparar para algo profundo e sozinho, existe o receio de não saber se está sentado correto, se precisa ficar alerta para não “desligar” ou similares, o app prevê um pouco disto.

Algumas técnicas são introduzidas nesta primeira prática, incluindo contar as respirações (uma na inspiração e duas na expiração) e imaginar pensamentos dispersos e distraídos como nuvens flutuantes à medida que passam. Admito que me distraí várias vezes durante a prática – pelos sons da vizinhança e por meus próprios pensamentos sobre o que eu ia escrever quando a meditação terminasse.

Calm app iPhone

O lembrete de me verificar fisicamente, sentindo a respiração no meu diafragma e contando respirações, ajudou a recuperar o meu foco e a impedir que eu me preocupasse com minha mente inquieta. Mas por algum tempo apenas. Infelizmente acabei, logo após de terminar, em… Cochilar.

Embora a meditação tenha sido creditada com inúmeros benefícios à saúde, do estresse reduzido à melhora do sono, tomei cuidado para não esperar muito depois da minha primeira sessão. Com certeza, eu ainda me vi bocejando à tarde e senti as duas da tarde aquela famosa hora do crash de energia.

Percebi notavelmente os benefícios da minha sessão de mindfulness cerca de 20 minutos após a conclusão. Consegui voltar ao trabalho sentindo-me revigorado e concentrado, e talvez até um pouco menos estressado do que me senti apenas 30 minutos antes. Preciso confessar, ainda não posso dizer se o cochilo ajudou. Minha consciência aumentada de minha própria respiração também permaneceu um pouco, e eu me vi reconhecendo minhas respirações ficando mais rasas quando voltei à minha rotina e o ritmo familiar do trabalho e da ansiedade se instalaram novamente.

Há muito o que ver enquanto navega pelo app, para agradar aos novos usuários que são guiados à sua primeira prática, especialmente depois de selecionar seus motivos para querer meditar. Decidi “Reduzir Ansiedade” e “Reduzir Estresse” em um menu de sete opções, apesar de sinceramente sentir que poderia ter selecionado qualquer uma delas. A partir daí, os usuários são conduzidos à janela “7 Days of Calm“, o programa introdutório para novos usuários de calma e parte do único conteúdo disponível durante a avaliação gratuita de 7 dias do aplicativo. (O premium custa US$ 69,99 por ano ou US$399 por toda vida.)

Achei o aplicativo amplo e fácil de navegar, embora quase desejasse que fosse um pouco mais estruturado, com pequenas surpresas e com instruções sobre o que devo fazer a cada passo do caminho. Como eu percebo que prospero em ambientes mais criativos, com certa organização e um pouco da boa-bagunça, suponho que eu busque por uma experiência de usuário com instruções sobre como me tornar um meditador de nível alto nível com base no meu próprio modo de uso, e semi-conectado com pessoas de perfil similar. Um UX que me mostrasse um caminho evolutivo – Isto existe?

Após a prática, os usuários são incentivados a definir um lembrete todos os dias para o mesmo horário e retornados ao painel principal do aplicativo. Eu adoraria adquirir o hábito de meditar de forma consistente ao mesmo tempo, mas me preocupa meu horário de trabalho, viagens e – descobri agora que tenho sono atrasado – não permita este tipo de organização, e teria que ser um pouco flexível ao reservar um tempo para uma prática de atenção plena.

Alguns dos conteúdos premium do aplicativo, incluindo músicas de artistas como Sigur Rós e Moby e “Sleep Stories” com convidados, incluindo Matthew McConaughey e Nick Offerman.

Após esta primeira experiência, percebi que estava colocando os apps e treinamentos online a prova do meu dia a dia, das minhas tempestades de preocupação, e que teria, com clareza, uma pesquisa e mais testes pela frente. E por algum motivo me deu vontade de assistir “La Tortue Rouge” de Michaël Dudok de Wit.

No próximo post conto se o sono passou e se consegui me adaptar melhor.

A meditação é uma jornada intensamente pessoal; portanto, sua experiência pode ser bem diferente da minha. Convido você a comentar e compartilhar comigo suas próprias experiências com meditação guiada e como isso beneficiou sua vida.


Continue no terceiro post da série, aqui.
Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More