Jingle “Pipoca e Guaraná” volta com Manu Gavassi

A ex-BBB estrela comercial da Ambev

Em 1991 o Guaraná Antarctica levou ao ar um dos jingles mais lembrados dos brasileiros – talvez um dos últimos de uma era na publicidade brasileira. Na época, a música foi produzida na MCR de Sérgio Campanelli e composta pelo músico César Brunetti, a partir de uma ideia de Nizan Guanaes. A peça da DM9DDB fez um sucesso tão grande – por causa de seu jingle – que acabou tendo inúmeras versões nas décadas seguintes (p.ex. em 2008 com Carlinhos Brown e 2011 com Claudia Leitte).

E hoje o mesmo rock com aquela cara de anos 50/60, Celly Campello e Jovem Guarda, voltou para fazer companhia à nossa quarentena. A roupagem musical foi atualizada mas, respeitosa, manteve a referência e deferência ao clássico original. 

Quem canta o jingle é a ex-BBB20 Manu Gavassi, que também protagoniza cenas na tela. A agência responsável pelo novo filme é a Soko, que dirigiu a cantora em sua própria casa, transformada em setting de filmagem com cores vibrantes (produção da Hungry Man, direção de Carlão Busato). 

Uma coisa me chama a atenção: o contraste entre a produção desse filme, que segue o visual, ritmo e qualidade de produção da publicidade vamos dizer “tradicional”, e os mais recentes filmes que esbarram no tema coronavirus/novas rotinas, boa parte deles com produção caseira e cara de lives e zooms (por causa das dificuldades de se gravar com uma média/grande equipe em tempos de distanciamento social). Não há aqui nenhum juízo de valor: peças que remetam à nossa nova realidade tem tudo a ganhar usando a estética e técnicas que dispomos no nosso dia-a-dia para falar com parentes e amigos. Já esse novo Guaraná é um filme leve e divertido, querendo “dar um tempo” no onipresente tema da quarentena, querendo escapar e “trocar o disco”. Faz todo sentido que essa necessidade de escapismo – muito justa – vá buscar referência em algo anterior à pandemia.

Confira abaixo essa nova versão e, logo depois, o original de 1991:

https://www.youtube.com/watch?v=XiyH_cPtjB8

UPDATE: o diretor do filme, Carlão Busato (Hungry Man) postou o making of das filmagens. Dê uma checada:

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (5)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More