Respostas: Home Office é mais produtivo?

Será que o trabalho Home Office é produtivo? Veja os resultados e tenha acesso aos dados da pesquisa.

Nesses últimos dias fomos bombardeados pelos anúncios de empresas que implementarão e estenderão o regime de Home Office para grande parte de seus empregados. Entre elas estão gigantes como Google, Facebook, Microsoft, Twitter, TIM e muitas outras.

Mas uma grande pergunta precisa ser colocada:
Do ponto de vista de quem está trabalhando em casa, essa modalidade é mais produtiva?
Por que sim?
Por que não?

Foi isso que propusemos através desta pesquisa colaborativa e que, agora, mostra seus resultados.

Abaixo faço uma explanação dos dados mais relevantes que a pesquisa me mostrou. Mas como prometemos, disponibilizamos os dados abertos para você. Basta clicar no botão abaixo para receber os dados originais, tabulados pelo Google Planilhas.

E vamos aos principais insights :)


Sobre o público pesquisado.

A pesquisa foi aberta amplamente para empresários, empregados, autônomos e concursados. Com isso pudemos ter uma boa variedade de respostas que, na planilha, você pode inclusive filtrar e tirar os seus insights.

A maioria dos respondentes (67,8%) foram empresários e empregados.

Pesquisa Home Office 10

Entre eles também abrimos um leque amplo de áreas de atuação.
Como a pesquisa foi muito divulgada entre canais de comunicação e marketing, a maioria dos respondentes foram pessoas das áreas correlatas (marketing, publicidade, design e social media, com 39% das respostas. Mas tivemos uma boa dispersão de outras áreas de atuação.

Pesquisa Home Office 13


Mas é agora que chegamos no “ouro” da pesquisa.
A pergunta principal:

Pesquisa Home Office 09

Para fins de análise, uma divisão importante aqui é:

– Quantos acham ótimo e bom: 58,4%
– Quantos estão “neutros”: 23,5%
– Quantos acham ruim e péssimo: 18,1%

Você pode fazer suas próprias leituras a partir deste gráfico.
Pode colocar num só bolo os que acham ótimo, bom e médio para “puxar um pouco para cima” a interpretação de que Home Office é produtivo.
Mas sendo bem criterioso, eu diria que pouco mais que a maioria (quase 60%) acha realmente produtivo o trabalho home office. Esse argumento reforça a ideia de uma implementação híbrida do modelo. Mas isso eu falo melhor mais lá pra baixo.

Para aplicar Home Office na sua realidade é preciso mais informações, uma pesquisa mais focada nas peculiaridades de seu negócio. Mas acredito que – em linhas gerais – o Home Office é uma modalidade bem aceita. E os motivos pelo qual ele não seja bem aceito, precisam ser evoluídos e tratados, caso você queira implementar em seu negócio.

Então vamos aos motivos?


Motivos para ser MENOS PRODUTIVO:

Pesquisa Home Office 12

Esses acima são todos os motivos pelos quais as pessoas acham que o Home Office NÃO É PRODUTIVO.

Quando você vê esse gráfico, o que logo percebe?

O que eu vejo logo de cara é que os motivos pelos quais as pessoas não acham o Home Office produtivo é muito DISPERSO. Em estatística, quanto maior a dispersão, menos você encontra aquele “fator central” que possa corrigir. Isso dificulta a vida do gestor que pensa em implementar o regime para sua galera.

Por estratégia estatística e de gestão, fiz questão de dividir em 2 blocos, onde o primeiro contém 66% dos motivos que fazem do Home Office menos produtivo. Se eu fosse você eu atuaria neles primeiro. Dica de estrategista :)

Aqui é muito importante a presença do RH da empresa para fazer levantamentos, conscientizar, capacitar, montar cartilhas e propor um programa efetivo de Home Office com o envolvimento da diretoria da empresa (no que tange aos investimentos em estrutura) e do funcionário (no que tem a ver com aspectos comportamentais e de disciplina para trabalhar em casa).

Um bom projeto employee branding pode ser abraçado para manter a produtividade, satisfação, motivação, propósito, cultura e engajamento.


Motivos para ser MAIS PRODUTIVO

Pesquisa Home Office 11

Esses acima são todos os motivos pelos quais as pessoas acham que o Home Office É PRODUTIVO.

Aqui já percebemos uma dispersão menor.

Agrupando em 3 tópicos cobrimos 72% dos motivos pelos quais as pessoas acham regime Home Office produtivo.

Os dois principais são não ter que se locomover (essa coisa louca de perdermos de 2 a 4 horas por dia apenas no trajeto casa / trabalho / casa, e às vezes até mais!), e a melhoria da qualidade de vida (fala sério, acordar mais tarde e “chegar em casa” mais cedo – para quem tem disciplina de trabalho – é outra coisa, não é não!?)

Para os gestores eu aconselho apostar nestes dois pontos fortes. Os ganhos em produtividade e motivação são gigantes! Mas claro que para conseguir esses ganhos é necessário trabalhar os pontos fracos do gráfico anterior como eu já mencionei. O papel do RH aqui é fundamental!

O modelo híbrido. Um caminho possível.

Para aqueles que ainda se sentem inseguros por trocar o regime de uma vez por todas, uma boa estratégia é implementar o modelo híbrido. Antes da Pandemia era um tabu o funcionário propor isso ao seu gestor. Hoje nos vemos mais abertos a essa possibilidade, onde o funcionário pode atuar por 1, 2 ou até 3 dias em casa, indo para o trabalho para uma atuação presencial, que a galera mais moderna e antenada não quer reconhecer, mas no fundo sabe que faz diferença.

Acho que essa pesquisa foi bem rica para nos mostrar tudo isso.
Até porque ela foi aberta, compartilhada e sem rabos presos.

Termino por aqui relembrando que você pode pegar os dados da pesquisa para “brincar” um pouco mais e tirar seus próprios insights. Aplicar filtros, ler comentários específicos, etc.

Agora compartilho outros insights que tive, fazendo comparações através da planilha.
Caso queira, fique à vontade para ler e se inspirar.


Outros insights

Eu avaliei por áreas de atuação aquelas que acham o Home Office mais produtivo às que acham menos produtivo. Fiz isso agrupando cada área (as que tinham um bom volume de respostas) e tirei a média das “notas” de 1 a 5. Com isso tive 5 insights muito legais:

  1. A galera de Web / Programação / Sistemas, foi quase unânime nas notas 4 e 5 com uma média final de 4,45. Um dos respondentes comentou que em 2 semanas trabalhando de casa conseguiu entregar mais que em 4 semanas presenciais. Essa é uma natureza de trabalho muito focada na execução individual, com menor necessidade de interação humana. Mas para metodologias ágeis, como o SCRUM seria bem produtivo ter uma reunião presencial para detalhar o início do SPRINT e outra para avaliar os resultados.
  2. A segunda maior pontuação foi entre os que trabalham em Banco ou Instituição Financeira, com média de 4,4. Não ter que se locomover para o trabalho, melhor organização do tempo e melhor qualidade de vida ficaram entre os pontos mais destacados. Também aqui não há muita necessidade do presencial. Muita coisa é resolvida na base de bons diálogos online.
  3. Ensino, Aulas e Cursos, tiveram uma nota média de 3,1. Isso pode indicar que, apesar das aulas online terem dado um boom nesse período de pandemia, os professores ainda preferem o ambiente físico, a estrutura e interação presencial com alunos. Como foi o exemplo de um respondente que comentou: “aulas presenciais com teorias e práticas são mais produtivas que em regime de Home Office”.
  4. Vendas, Representação e Comercial, tiveram uma nota média de 3,08, quase cai para a casa do 2. Conforme a maioria dos respondentes apenas o fato de não ter que se locomover ao trabalho em si é que é um ponto positivo. Mas uma das respostas pode nos dar um bom indício: “A questão do convencimento virtual é mais difícil que pessoalmente.”
  5. Medicina, Psicologia, Nutrição e afins, foram os que pior qualificaram o regime Home Office, com uma média de 2,6. Não é de se espantar que para eles a dificuldade seja maior. A falta de estrutura física e tecnológica estão entre as maiores queixas. Aqui vale o modelo híbrido também. Diagnóstico e consulta que tenham a ver com um bom diálogo, podem ser feitos online, mas muito do atendimento médico exije tocar, medir, olhar e analisar através de equipamentos. Para isso ainda não existe tecnologia tão efetiva como a presença física.

Pra fechar

Particularmente não acho que tudo se virtualizará no mercado de trabalho.

Acredito que estamos mais abertos a propor e aceitar reuniões online, perdendo menos tempo, utilizando ferramentas de interação para alcançar maior produtividade. E em casos mais específicos, o presencial suprirá outras necessidades, deixando encontros mais ricos, divertidos e pofundos.

É bom abrir o computador, entrar numa reunião online, anotar os tópicos e sair com a pauta cheia, sem ter que encarar o trânsito na volta. Mas também é muito bom aqueles encontros menos “objetivos”, com propósito de aproximar mais as equipes, os gestores.

Muito do mundo dos negócios tem a ver com a razão e produtividade – o aspecto pragmático. Nós brasileiros precisamos ficar mais atentos a isso, porque nossa cultura do “jeitinho brasileiro” nos deixa com a guarda baixa para o desleixo e desorganização. Porém muito dos negócios tem a ver com relações mais próximas, interações presenciais, aquele papo despretensioso na hora do café – o aspecto mais emocional, inusitado. Com certeza isso não será substituído por completo.

A tecnologia emula bem as interações. Mas ela serve como uma opção muito bem vinda. Assim como a TV não matou o rádio, meu pedido é que venha o Home Office. Que venha a abertura às novas ferramentas. Que venha a busca por qualidade de vida e por perder menos tempo. Com poderemos focar nas interações presenciais essenciais: o toque, o abraço, o tempo despretensioso que curtimos verdadeiramente com as pessoas dentro e fora do trabalho.

E você? O que acha disso tudo?
Home Office é produtivo para você?
Você acha que ele veio para ficar?

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More