Bouba e Kiki. Qual é qual?

Quando o nome dita a forma, ou vice-versa. Conheça o efeito Bouba-Kiki!

Qual desses duas formas acima é a BOUBA e qual é a KIKI?

Você vai responder que a BOUBA é a forma arredondada e KIKI, a pontiaguda.

Como eu adivinhei?

Simplesmente porque 98% das pessoas que já participaram desse tipo de estudo associam a palavra BOUBA a forma arredondada e KIKI a forma pontiaguda.

O primeiro estudo foi feito em 1929 (Wolfgang Köhler ).

Em 2001, o estudo foi repetido em inglês e em indiano (Vilayanur S. Ramachandran and Edward Hubbard), para ver se tinha a ver com a língua.

E depois descobriram que, mesmo criaças com apenas dois anos e meio de idade também respondem da mesma forma (Daphne Maurer).

Esse fenomeno, chamado de “Efeito Bouba/Kiki” (WKP), evidencia uma associação neurológica entre a maneira como pronunciamos determinados tipos de sons (as sílabas fortes, o movimento da boca, etc) com formas, uma espécia de mapeamento sinestésico.

Fica também evidente que o processo de dar nome para as coisas não é totalmente arbritário e se você fosse escolhido para batizar todas as coisas em um mundo ainda sem nome para nada, provavelmente seguiria esse padrão, mesmo que inconscientemente. Provavelmente jamais chamaria um pão de queijo de Kiwi, mas certamente chamaria uma bola de futebol de algo parecido com “bola” mesmo.

Exemplos além da forma

Viajando um pouco, acho que isso vale para criação de símbolos e  logos. O som emitido ao se pronunciar o nome de uma empresa é algo que pode influenciar na marca, e vice-versa.

GOOGLE, por exemplo.

Será que seria uma marca arredondada ou mais pontiaguda?

E WIKIPEDIA?

Viajando mais ainda, mesma coisa na hora de pensar no nome do seu futuro filho.

Baseado no biotipo dos pais, dá para imaginar se o bebê vai ser alto e magro ou baixinho e mais redondinho? Traços arredondados ou mais quadrados? Então leve isso em consideração para acentuar ou atenuar essas características.

Formas e sons precisam de harmonia. E com 98% das pessoas respondendo a um input da mesma maneira, o fenômeno é forte e merece atenção.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (8)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More