Artista cria retratos realistas de figuras famosas do passado usando redes neurais

artista mostra como figuras icônicas seriam na vida real

Antes da fotografia, eram poucas as vezes que podíamos imaginar como eram as personalidades famosas do passado – na melhor das hipóteses, restavam apenas pinturas, ossos, moedas e estátuas esculpidas. Apesar dos esforços dos artistas, essas pinturas raramente podiam transmitir o nível adequado de realismo e, quanto mais voltarmos à antiguidade, pior vai ficando o realismo.

rede neural caio fischer uod 01
David (Michelangelo)
rede neural caio fischer uod 02
Vincent Van Gogh
rede neural caio fischer uod 07
Imperador Romano Caracalla

Bas Uterwijk, um fotógrafo de Amsterdã, usou sua experiência em CGI, animação e efeitos especiais para nos dar retratos realistas de personalidades famosas de épocas passadas.

Ele começou seu trabalho em 2019, depois que um experimento com uma fotografia de Billy the Kid deu resultados positivos. Billy the Kid foi um famoso fora da lei americano durante o Velho Oeste e retratado várias vezes no cinema.

rede neural caio fischer uod 05
Billy the Kid
rede neural caio fischer uod 04
Napoleão Bonaparte
rede neural caio fischer uod 08
Múmia de Fayum

Em seguida Uterwijk tentou fazer um retrato de Napoleão. “…Os resultados não foram ruins, mas estão longe de serem perfeitos…” – explicou o artista. Alguns meses depois, ele tentou novamente fazer um novo retrato, e tudo deu certo.

Para Intagram Duke Nuken Guy
Duke Nukem

“…Acho que o rosto humano não mudou muito em milhares de anos. Com exceção de maquiagem e penteados, as pessoas que viveram no passado se pareciam muito conosco, mas estamos acostumados a vê-los em imagens estilizadas…”.

rede neural caio fischer uod 03
Uma modelo para a Estátua da Liberdade
rede neural caio fischer uod 06
George Washington
rede neural caio fischer uod 09
Rembrandt

Para criar o retrato, Uterwijk usa uma mistura de redes neurais contraditórias generativas, sua experiência em computação gráfica e efeitos especiais. Ele usa o programa Artbreeder, que é treinado para compreender milhares de fotografias de pessoas reais. Em seu trabalho, a Inteligência Artificial ainda têm o maior controle possível sobre a imagem, mas observa: “…A rede neural ainda funciona muito mal com ilustrações, iluminação e penteados clássicos em comparação com imagens reais de humanos. Portanto, preciso refinar os retratos no Photoshop e em outros programas…”.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (2)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More