Escuta ativa: a base do respeito

Como conceito, pra mim é novidade. Como técnica, já utilizava na vida, sem me dar conta. Como prática, sigo testando, para contribuir e aprender – trocar experiências e conhecimentos. Mas o que é a escuta ativa?

Tenho aprendido que a escuta ativa é uma técnica “que atua no diálogo, onde o ouvinte é capaz de realmente interpretar e assimilar todo o conteúdo que é expresso pelo interlocutor”. Tem por objetivo barrar o ciclo de poucas interpretações, com o desenvolvimento de habilidades de comunicação, para uma conversa linear e eficaz – a ser aplicada na vida pessoal e profissional.

Aplicá-la é ouvir ativamente o que a outra pessoa tem a dizer, sem interrupções e distrações – entra no diálogo com interesse e atenção no interlocutor. Não existe a necessidade em responder ou opinar, mas permitir que a conversa flua e outro externe seus sucessos, suas dúvidas, suas inseguranças e certezas. É possível usar a escuta ativa na comunicação com clientes e consumidores em potencial, o que também vale para reuniões e feedback.

A prática da escuta ativa auxilia na relação interpessoal e gera confiança entre os envolvidos no diálogo, promove empatia e a habilidade de se colocar no lugar do outro, graças a uma comunicação transparente. Ela também contribui para amenizar conflitos, estimula parceria, aumenta o sentimento de segurança e compartilha informações valiosas – essencial aos processo de gestão de colaboradores, na apresentação de feedback, que poderão agregar na apresentação de pontos fortes e fracos.

Perguntar corretamente, abrir um bom diálogo, possibilitar o desenvolvimento de novos potenciais, gerar aprendizado e auxiliar no desenvolvimento das competências. E, contribuir para o liderado encontrar soluções, é uma das missões de um LÍDER. Escutar com intenção transmitir uma sensação de humanidade e humildade, de que todos somos iguais, independente de quem fala. Sintetizando: escuta ativa nada mais é que a base do respeito.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (3)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More