Boas novas do universo da moda – Parte 2

Ao contrário do que muitos (ainda) pensam, moda não é coisa de gente fútil! A perspectiva correta para uma análise realista e justa é lembrar que este é um setor muito importante, que gera emprego e gira a economia. (Sem falar nas obras de arte que produz e embelezam o mundo!)

Mas, como quase tudo na vida, a Moda também tem o seu lado vergonhoso e/ou revoltante, que são questões espinhosas como o trabalho escravo, a enorme poluição que causa no meio ambiente e a promoção da morte de animais – alguns com crueldade inimaginável – para uso de suas peles.

Nós devemos aos millennials (geração nascida entre 1980 e 2000) o start da conscientização que temos hoje sobre o tremendo absurdo que é o uso de peles na Moda.
Foi essa galera que começou a se comprometer com o ativismo pelo direitos dos animais – especialmente a partir da fundação do PETA (People for the Ethical Treatment of Animals) – e a dar o berro contra os maus tratos e matança de várias espécies.

Foi essa galera que revelou ao mundo, por exemplo, que as focas eram mortas a pauladas; que para se confeccionar um casaco médio de pele de coelho, era necessário o abate de 30 bichinhos; e que na década de 80 cerca de 5 milhões de jacarés foram mortos no Pantanal, provocando um grande desequilíbrio ecológico e tudo isso pra alimentar a indústria da Moda. Que tragédia! 

E por falar em PETA, quem não se lembra (ou nunca ouviu falar) naquele desfile da Victoria’s Secret em 2002, quando 4 manifestantes da ONG invadiram a passarela para protestar contra o uso de pele animal e xingar Gisele Bündchen, bem no momento em que ela estava desfilando?

Sem querer julgar o costumeiro modus operandi dos ativistas, fato é que a pressão deu resultado e, principalmente a partir dali, a mentalidade dos consumidores começou a mudar e a indústria teve que mudar tambem, pois o boicote às marcas ecologicamente irresponsáveis passou a ser uma arma poderosa!


A própria Gisele declarou, depois do episódio, que não sabia da crueldade a que eram submetidos os animais de pele mais visadas e disse ainda que o PETA mudou a sua mente.

Já há muitos anos ela está entre os principais militantes da causa ecológica, se esforça pra levar uma estilo de vida coerente com o que prega e sua mensagem ecoa pelo mundo a fora, dada a sua relevância e visibilidade.

gisele Vogue

A partir da década de 80 os protestos contra a crueldade aos animais, em função da Moda, não pararam mais de acontecer pelo mundo e uma das ações mais famosas (e chocantes!) foi um comercial do PETA francês, criada pela Ogilvy & Mather.
Uma loja fictícia foi instalada num grande centro comercial em Bangkok (Tailândia), onde produtos de couro foram expostos e os clientes, ao manusearem e abrirem cada peça, encontravam o que tinha do outro lado do couro.
Tudo falso, evidentemente, mas muito realista e didático.


Se vc tem sangue frio e nervos de aço, dá o play aí e veja essa incrível campanha:

Uma das primeiras grifes de luxo a recuar no uso de pele animal e se posicionar com o compromisso de erradicar essa prática foi a Armani, que puxou fila para a adesão de outros gigantes como Hugo Boss, Calvin Klein, Tommy Hilfiger, Ralph Lauren, Michael Kors, Prada, Burberry, Gucci e até a Chanel, mais recentemente.


Outra porta-voz importantíssima na luta por essa bandeira é a estilista inglesa, Stella McCartney, que desde a sua estreia na Moda, em 2001, nunca trabalhou com pele, pêlo, pena, plumas, nadica de origem animal (nem em suas coleções, nem no trabalho de suas parcerias), o que é um grande desafio, visto que produtos de couro são tão comuns no vestuário de quase todas as culturas da Terra.

Stella foi a primeira estilista a abertamente declarar guerra contra a crueldade aos animais e meio que encabeçou o debate sobre a sustentabilidade no mercado de luxo da Moda, trazendo sempre inovação ao apontar caminhos alternativos, encorajando outras marcas a fazer o mesmo e sem nunca parar de falar sobre o tema, através de protestos em seus próprios desfiles, como aconteceu no ano passado, ao ‘tatuar’ nas modelos frases como “Green is the new black” e “There’s no planet B” (num claro trocadilho com “plan B”).

Além do reconhecimento como a principal estilista de sua geração, um dos resultados de todo o seu engajamento na causa é que ela foi a primeira (e até agora, única) estilista a ilustrar a capa da Vogue americana, ao invés de uma modelo.

Stella Vogue

Nessa edição, aliás, a revista demonstra que a partir de agora, muito mais importante que “o quê” (roupas e tendências) será o “como” (processos e matérias-primas).

Que maravilha, não?


Um grande SALVE à moda consciente do século 21!

Pink pele
Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More