Animal Crossing é um simulador de capitalismo?

Não necessariamente, mas é um ótimo simulador de educação financeira – dentro de um jogo divertido e que ajuda a relaxar.

Na verdade, desde o lançamento do jogo no início de 2020, os jogadores recorreram ao mercado online, Nookazon, para comprar e vender itens no jogo – às vezes ganhando (ou gastando) milhões de sinos nos itens mais procurados do jogo.

Explicando rápido: Caso já conheça, pode ir direto para depois do trailer do jogo.

Animal Crossing: New Horizons, é a última entrada da franquia da Nintendo que te leva para uma ilha deserta, convidado pelo querido Tom Nook, que vai nos ajudando a aprender tudo que precisamos para evoluir nossa casa, arrumar a ilha, convidar amigos para morar junto, e um bocado mais. Durante nossa aventura, sem qualquer pressa, aprendemos administrar nosso recursos, a criar ferramentas, e começar a fazer nosso dinheirinho em jogo que se chama “bells”, é com ele que podemos evoluir as casas e mais. 

Mas existe uma limitação do jogo sobre como você pode conseguir esses bells, e claro as pessoas querem sempre mais. Eventualmente encontramos a adorável Daisy Mae, que vende “turnips” (ou nabos), ela só aparece aos domingos e você pode comprar por um valor baixo… Eis que começam os jogos – e você poderá vender os nabos por um valor de bells maior do que gastou, mas os preços do nabo são diferentes na ilha de cada pessoa e mudam apenas duas vezes por dia. A verdadeira diversão vem nas transações paralelas, quando os vendedores convidam outros jogadores para suas ilhas e tentam oferecer negócios.

Em um novo estudo, a galera SavingSpot cruzou preços de New Horizons e Nookazon (marketplace externo-terceiros do jogo) para identificar os 20 itens Animal Crossing que têm o maior retorno sobre o investimento

As principais conclusões do estudo mostraram que o item com a maior margem de lucro é a Grande Estátua, que custa 4.980 em Animal Crossing, mas pode chegar a 4.050.000 em Nookazon. Nove dos 20 itens mais lucrativos são peças de arte. Oito dos 10 itens mais caros em Animal Crossing são móveis. E, por incrível que pareça, o item New Horizons com o ROI mais alto é a flimsy net, que que atinge x12.500 o preço do jogo no Nookazon. (Embora seja provavelmente uma piada interna da comunidade)

Screen Shot 2020 11 14 at 19.11.33 1

E não é somente gerenciar seus recursos, mas também seus investimentos… No caso, como expliquei rápido acima, em Nabos. Esse legume – e o modo que ele é gerenciado no jogo – acabou servindo de inspiração para jogadores testarem suas ideias também na bolsa de valores.

Marketplaces surgiram em sites como Turnip.Exchange e Reddit, onde um fórum com 319.000 “agricultores de nabos” discutem preços e oferecem seus produtos à venda. Um projeto chamado Turnip Prophet tenta prever os preços do nabo usando informações coletadas do código do software do jogo.

Dentro de toda a experiência divertida, tranquila e terapêutica, Animal Crossing ainda é o mais recente de muitos jogos de sucesso para experimentar uma economia virtual. World of Warcraft e Second Life (lembra dele?) têm economias no jogo que reproduzem fenômenos econômicos do mundo real, como escassez de recursos e tributação.

“Existem algumas semelhanças emocionais entre acumular riqueza por meio de nabos e construir um portfólio na vida real”, disse John Poelking, analista sênior de jogos da Mintel na matéria da Bloomberg.

Querendo ou não existe uma certa responsabilidade social da Nintendo em aplicar um tipo de ação monetária em um jogo tranquilo, sem riscos reais e altos. Justamente por levar em consideração a proliferação de jogos estilo Battle Royale (gratuitos para jogar, mas qualquer outra coisa custa dinheiro), que pode causar problemas para jogadores que não tem uma educação financeira básica para continuar comprando algo que pode parecer um valor baixo, mas em constante se torna uma conta básica dentro de casa.

Vale o clique no blog post para conferir mais sobre a pesquisa de itens, e começar neste maravilhoso mundo de “devedores do tio Tim Nook”. E Animal Crossing: New Horizons está disponível exclusivamente para o Nintendo Switch, em formato físico e também na eshop brasileira.

Indico muito o play, e boa diversão!

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More