Galeria de arte virtual expõe monumentos de racistas homenageados no Brasil

O Brasil tem a maior galeria de racistas a céu aberto do mundo. Há anos a arte é usada da sua pior forma: para homenagear escravagistas.

O acervo deu origem a galeriaderacistas.com.br. Uma galeria de arte virtual que expõe a verdadeira história dos crimes de racistas homenageados pelo Estado. Foram investigados e encontrados pelo Coletivo Negro de Historiadores Teresa de Benguela, Mais de 150 obras racistas espalhadas pelo Brasil, resultado de uma extensa pesquisa realizada por quase sete meses.

A proposta da Galeria de Racistas é exigir do Estado a remoção dos racistas homenageados para museus locais com suas histórias devidamente atualizadas e a substituição desses monumentos por negros e indígenas importantes na história do Brasil.

A Galeria de Racistas criou um projeto de lei para atingir o objetivo. Esta iniciativa chamou a atenção da Frente Negra de Deputados – composta por importantes nomes do cenário político brasileiro – que assinaram e protocolaram o projeto de lei que vai para o Congresso Nacional exigir retratação histórica e a retirada desses monumentos em todo o Brasil.

O conteúdo catalogado até o momento já está sendo compartilhado por professores de escolas públicas com seus alunos, revelando uma história apagada dos livros didáticos para ajudar na desconstrução desses falsos heróis.

Esta é a primeira parte de uma série de iniciativas programadas para alcançar o objetivo de, orgulhosamente, dizer que a Galeria de Racistas estará oficialmente fechada quando todos os monumentos forem retirados dos locais públicos.

1 galeria thumb

Criação: Diego Guerhardt, Gustavo Costa e João Santos

Pesquisa: Coletivo Negro de Historiadores Teresa de Benguela

Suporte: Notícia Preta – Jornalismo Antirracista

Motion Graphics: Michel Messer

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More