Como organizar sua lista de podcasts?

Sim, está naquele momento do ano para desapegar, descobrir novos e mais importante, organizar!

Se você é uma pessoa ouvinte (obsessiva) de podcast, como eu, você encara sua coleção de centenas (milhares, na verdade) de episódios de podcast, absolutamente paralisado pela indecisão sobre como organizar tudo, como ‘hipercategorizá-los’ em um sistema perfeito.

Deixe-me contar um segredo – todos nós estamos engajados no grande experimento de categorizações de podcast e ninguém sabe qual é a resposta correta. Ainda sem existir uma resposta correta ou errada, o jeito é “improvisar” um pouco. Então, chega um pouquinho mais que estou prestes a apresentar algumas dicas sobre como organizar seus podcasts.

tl;dr

  • Organizar uma lista de podcast não é o mesmo que organizar uma lista de livros ou filmes.
  • Terceirize o entediante pensamento crítico para um aplicativo de podcasting que organiza tudo automaticamente para você e aceita os resultados finais.
  • Organize por atividade e depois por gênero.
  • Liberte a sua Marie Kondo interior.

Não tente organizar seus podcasts da mesma maneira que organizaria seus filmes ou livros.

O que livros, filmes, cartões colecionáveis, móveis antigos, luzes decorativas, videogames e roupas têm em comum que os podcasts não têm?

Resposta: Millennials e Zoomers (gen z) não foram as primeiras gerações a crescer com eles.

Millennials e Zoomers não decidem como essas indústrias são comentadas. Não estabelecemos as bases da discussão para nenhum desses meios. Não estabelecemos essas culturas.

Em vez disso, nós os herdamos.

O podcasting é diferente. Embora ambas gerações não tenham inventado os primeiros podcasts, certamente fomos os primeiros consumidores em massa e o primeiro mercado de massa para podcasts.

Portanto, cabe a nós também sermos os pioneiros na categorização de podcast. Seria um tanto anticlímax se aplicássemos as mesmas velhas categorias ao que é indiscutivelmente um fenômeno de nossa geração.

A menos que você consuma apenas um tipo de gênero de podcast, o sistema usado para livros, filmes e similares não se traduzirá bem em podcasts.

Vamos (tentar) ser originais sobre isso.

Deixe Apps (e futuramente a I.A.) cuidar disto para ti

Terceirize todo o pensamento crítico entediante para um aplicativo de podcasting que organiza tudo automaticamente para você e aceite os resultados finais.

A distribuição do podcast ocorre em duas etapas. Primeiro, os episódios de podcast são carregados em um feed RSS. O feed RSS é então colocado em uma plataforma de aplicativos de podcast, aplicativos da web e players. E no ambiente cada vez mais competitivo da plataforma de podcast, a plataforma que oferece a maior flexibilidade em termos de categorias e filtros terá uma vantagem distinta sobre seus concorrentes.

Eu recomendo Pocket Casts. É isso.

Quando se trata de organização, Pocket Casts ganha graças aos seus filtros poderosos e personalizáveis. Você acaba com listas de tópicos bastante específicas. Basta revisitar os filtros ocasionalmente para ajustá-los com base em suas preferências.

(E sim, esse é o único aplicativo que vou recomendar. Existem outros, mas vamos direto ao ponto do funcional.)

Organize primeiro por atividade

Nosso comportamento quando consumimos podcasts é geralmente muito diferente do nosso comportamento quando consumidos a maioria dos outros tipos de mídia.

Você tem que sentar em um lugar para ler um livro. Você tem que ver o filme para assisti-lo ou um videogame para jogá-lo.

Não ouvimos podcasts assim. Ouvimos podcasts quando estamos dirigindo, fazendo exercícios, limpando (lavando louça, limpando casa, carro, notebook, etc) ou esperando em alguma fila. Ao contrário de livros e filmes, os podcasts não exigem nossa atenção total. E é exatamente por isso que essa mídia entrou no gosto popular (lamento podcasters, mas é a realidade).

Os podcasts acontecem em segundo plano como um suplemento para algo mais importante e mais urgente. É por isso que a atividade que você está complementando com um podcast é a melhor categoria para organizar.

Digamos que você esteja se exercitando. O que você tem mais probabilidade de ouvir? Algo inspirador e estimulante ou seco e técnico?

Quando você está procurando sua marca favorita de xampu na farmácia, não seria o pior momento para ter um episódio científico realmente complicado nos ouvidos?

Quando você está limpando a casa, quer pausar constantemente suas tarefas para escolher o próximo episódio porque aquele que você estava ouvindo era muito curto?

Organize seus podcasts por atividade, estado emocional e empresa. Em seguida, por gênero, criador ou tópico.

Liberte a sua Marie Kondo interior

E, finalmente, chegará um momento em que, apesar de ter adotado os métodos acima, você descobrirá que ainda está sobrecarregado com muitos podcasts e episódios de podcast.

Se você ainda não viu “Tidying Up with Marie Kondo” (Netflix), recomendo, mas deixei o vídeo acima para ajudar. E a versão da prática, adaptada para podcasts, pode ser assim:

  1. Agrupe podcasts ou episódios de podcast, por atividade ou por tópico, como preferir.
  2. Mantenha todos os podcasts que “despertam a alegria”.
  3. ‘Agradeça’ todos os podcasts que não “lhe dão alegria” e exclua-os.
  4. Faça isso apenas para um tópico ou atividade de cada vez; não comece a organizar uma nova categoria antes de terminar de organizar a anterior.

Em geral, crie o hábito geral de excluir os episódios de podcast depois de ouvi-los. Se você quiser ouvir um episódio novamente, basta baixá-lo novamente. Mesmo que seja um que você goste muito, salve nos favoritos, faça anotações, mas não deixe em download, será só mais um conteúdo digital pesando no seu aparelho.

Então, caso não use Spotify, Amazon Podcast ou similares. Vá no app de podcasts que você mais gosta e aprenda a gerenciá-lo para deixar prático, rápido e ao seu favor.

Tem mais dicas? Manda logo abaixo! E um 2021 cheio de podcasts (incluindo os nossos) para você!

Nota: Publicamos aqui uma série de “Como…” para ajudar os leitores a se desenvolverem na produtividade ou criatividade, vale clicar no link – boa leitura.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More