I.A. agora consegue gerar rostos falsos, que sabe que têm tudo para te agradar (e influenciar?)

Um sistema de recomendação baseado em machine lerning. Mas que cria um produto falso, exclusivo e com alto poder de influência no final.

Cachorros não conseguem disfarçar quando gostaram de alguma coisa: o rabo balança e entrega. Já no caso dos humanos a coisa não é tão simples. Mas parece que a inteligência artificial já está dando um jeito nisso.

A notícia é que uma equipe da Universidade de Helsinque e da Universidade de Copenhagen criaram um sistema de inteligência artificial capaz de gerar fotos de pessoas (que não existem) com uma alta probabilidade de te agradar. E como isso é possível?

Baseado na sua atividade cerebral.

No estudo, 30 pessoas foram colocadas no eletroencefalograma e assistiram uma sequência de fotos de vários tipos de pessoas. O EEG expõe o rabo de cachorro do analisado, porque diferentes aréas do cérebro se iluminam de acordo com o “gostei/não gostei”. Até aí, sem grandes novidades. Acontece que, baseado nessas informações, a IA é capaz de prever e criar rostos falsos.

De um modo simplista, é mais ou menos o que acontece com serviços que tem recomendacões pessoais, tipo Spotify, Amazon, etc. “Se você gostou disso, vai gostar disso também”. Só que, nesse caso o sistema cria um produto digital. Como se o Spotify criasse uma música nova, baseado no seu histórico.

Fiquei aqui imaginando onde isso poderia ser usado e tenho certeza que você também já está pensando nisso: publicidade. Um anúncio feito só pra você, com um(a) modelo feito(a) especialmente pra te agradar. Junta isso com a tecnologia dos Deep Fakes e esse(a) modelo ganha vida. Coloca uns anos nisso e fica humanamente impossível detectar se é um ser real ou virtual.

Aliás, vou trocar o “publicidade” por “propaganda”. Imagina esse ser virtual à serviço da influência customizada.

Bom, isso tudo é da minha cabeça e não faz parte do estudo. Dei uma extrapolada, e provavelmente ainda estamos numa fase muito inicial. Mas já prendi nesses anos todos de UoD que as coisas geralmente chegam mais rápido do que a gente imagina. E faz pensar, vai dizer que não?

Para saber mais, acesse esse link.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More