Uma das mais tradicionais marcas do varejo brasileiro, com 75 anos de história, o Pontofrio passa a se chamar Ponto : >. Sim, com “: >” e tudo, pelo menos de início. Integrante do portfólio da Via Varejo, empresa que também controla a Casas Bahia, a nova marca tem como objetivo ser mais “jovem, moderna e questionadora”, movimento que também será adaptado à toda sua comunicação.

“Essa é uma mudança muito importante no Pontofrio. Uma marca com 75 anos, querida pelos clientes, extremamente reconhecida e valorizada, pioneira nas redes sociais e que sempre transmitiu inovação. Demos um grande salto, a marca ficou mais jovem, mais moderna e inovadora. E também trouxe mais protagonismo a uma personalidade irreverente, bem-humorada e focada no digital”, destacou Ilca Sierra, diretora de marketing e marca da Via Varejo, em comunicado para a imprensa.

A nova marca foi desenvolvida em uma parceria entre a empresa de design Croma, a agência VMLY&R e profissionais do time da própria Via Varejo, em modelo de Design Sprint — no qual pessoas de diferentes expertises se unem em um projeto intensivo e imersivo, com foco na solução de um desafio específico. A comunicação da marca, a cargo da VMLY&R, também assume essa linguagem mais jovem, procurando atingir novos consumidores para a venda de seus produtos e com linguagem bem semelhante à do TikTok. O pinguim, símbolo do Pontofrio, inspirou as cores e o ícone simbólico que acompanha o novo nome da empresa — mas ainda não apareceu desde o rebranding.

Vale lembrar que, recentemente, a própria Casas Bahia apresentou uma reformulação total de sua identidade visual, estendida inclusive ao mascote Baianinho — que deixou de ser regionalizado para uma identidade conectada com o jovem. Parece ser um caminho natural das marcas da Via Varejo.

Sou o Bahianinho, mas agora pode me chamar de CB - YouTube
Nova identidade visual da Casas Bahia e do Baianinho, mascote da marca, também passaram por recente revitalização

Karan Novas

Redator, roteirista e produtor de conteúdo. Apaixonado por criatividade e boa propaganda.

Sugestões Nessa Categoria