Chega ao Brasil a cerveja que celebra o icônico movimento The Stonewall Inn

Ato de resistência ocorrido em junho de 1969 no The Stonewall Inn, bar em Nova York, deu início à luta pelos direitos da Comunidade LGBTI+.

“Era um lugar seguro para nós. Quando as pessoas entravam no The Stonewall Inn, elas podiam se beijar, andar de mãos dadas e, o mais importante, era possível dançar”. A afirmação de Mark Segal, frequentador do bar nova-iorquino nos anos 60 ao The New York Times expõe o quanto aquilo que é banal para grande parte das pessoas é injustamente difícil para outras.

worldpridebrochure web

A história nos mostra que, em junho de 1969, as pessoas que estavam naquele bar decidiram que era hora de mudar isso. O resultado da resistência à polícia dos frequentadores do The Stonewall Inn naquela ocasião, após anos de violência física e psicológica a que foram submetidos, foi a faísca que fez explodir em escala mundial a luta da comunidade LGBTI+ por seus direitos, afirma. O fato representativo levou o presidente Barack Obama, em 2016, a designar o local como um monumento nacional por conta da sua importância.

Meio século depois, para manter acesa a chama da conscientização, o The Stonewall Inn e a The Brooklyn Brewery, uma das principais cervejarias artesanais do mundo – que tem a frente o mestre cervejeiro Garrett Oliver – lançaram em parceria a The Stonewall Inn IPA, que acaba de chegar ao mercado brasileiro.

“Não podemos esperar que as ideias das pessoas sobre as origens e o futuro da cultura cervejeira mudem da noite para o dia, mas podemos mostrar a verdade. E a verdade é muito mais divertida, mais interessante e mais cheia de esperança do que a ideia limitada de que cerveja é “branca / pura / masculina / europeia”. Isso é tão chato.”, declara Garrett Oliver, da The Brooklyn Brewery. 

Segundo o mestre cervejeiro, conhecido pelo seu posicionamento frente aos temas de inclusão e diversidade, a verdadeira beleza do Brasil é a mistura – de povos, culturas, expressão de gênero, de tudo. “Diversidade também é importante na cerveja. A cultura cervejeira no Brasil tem um potencial louco, porque vocês têm sabores, principalmente frutas que não obtemos nem nos Estados Unidos. Confesso que fico até com inveja!”, finaliza.

CleanShot 2021 05 14 at 12.35.00

A origem da The Stonewall Inn IPA

A parceria entre a The Brooklyn Brewery e o The Stonewall Inn começou em 2016, quando o bar convidou a cervejaria para participar do lançamento da The Stonewall Inn Gives Back Initiative (SIGBI), organização sem fins lucrativos cujo compromisso é eliminar a intolerância social que atinge a vida dos cidadãos LGBTI+. A iniciativa apoia organizações locais fornecendo assistência estratégica e financeira por meio de campanhas de conscientização, programas de educação, arrecadações e diálogos públicos.

Como símbolo comemorativo da iniciativa, nasceu a cerveja The Stonewall Inn IPA. Em 2019, com o objetivo de continuar aprofundando a parceria, a The Brooklyn Brewery disponibilizou o rótulo para todos os seus mercados globais. Parte dos lucros obtidos com suas vendas em todo o mundo, inclusive no Brasil, é revertida à SIGBI e transformada em apoio financeiro para as instituições a ela ligadas.

Com o lançamento no país, a The Brooklyn Brewery Brasil estabeleceu parceria com a Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil (Câmara LGBT), associação sem fins lucrativos cujo propósito é fortalecer o empreendedorismo e o desenvolvimento socioeconômico e cultural da comunidade LGBT+.

 

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More