UoD/FS Doc: conheça a história da Champions League

A Champions League foi criada em 1955, logo após o primeiro congresso da União Europeia de Futebol (UEFA), que aconteceu no dia 2 de março do mesmo ano, em Viena, na Áustria. 

Inicialmente chamada de “Copa dos Clubes Campeões Europeus”, a ideia do torneio não veio diretamente da UEFA, mas de Gabriel Hanot, então diretor do diário desportivo francês “L’Équipe”..

Diferente de como é hoje, os times participantes não precisavam ser campeões nacionais – eles eram convidados e o principal critério de escolha foi baseado naqueles que causavam mais comoção entre as torcidas.

Participaram da primeira edição do torneio 16 clubes e a final aconteceu no dia 16 de junho de 1956, disputada entre Real Madrid e Stade Reims. O Real Madrid venceu a partida e se tornou o primeiro campeão europeu. O clube madrilenho ainda viria faturar 13 vezes a “Orelhuda”, conquistando a posição de maior detentor de troféus da competição.

O nome da competição só foi alterado em 1992, quando foi criada a Champions League, nos moldes atuais, com fase de grupos e de mata-mata. Sobretudo, para além da construção do maior torneio de clubes do mundo, a Liga dos Campeões é palco anualmente de novas histórias. Carrega tradição.

Isso é percebido já na execução do seu hino. Um espetáculo à parte. Com o estilo do famoso compositor do século XVIII, George Frederic Handel, foi composto por Tony Britten, do Royal College of Music. 

A canção ficou a cargo da Orquestra Filarmônica Real e os vocais da Academia Saint Martin in the Fields, ambos projetos de londrinos. A letra é uma mistura dos três idiomas oficiais da UEFA (inglês, francês e alemão) e quer dizer uma única coisa: seremos campeões. Rumo à vitória.

A taça é outro simbolismo que carrega muito dessa tradição do torneio. A taça atual é a quinta versão do design, fabricada em Berna, na Suíça, pelo artista Jürg Stadelmann. Nas palavras de Jürg, a taça da Champions demorou 340 horas para ser feita. O design foi concebido como um quebra-cabeça. O troféu possui 73,5 cm de altura e pesa 7,5 kg, de acordo com dados no site da UEFA.

Tudo isso agrega ao produto final, que é um case de sucesso imbatível e atrai o mundo dos negócios espalhado por todos os segmentos.

Também não deixe de conferir outros episódios dessa série:

George Lucas

Juliette Freire

Zack Snyder

Jeff Bezos

Free Fire

Boca Rosa

Elon Musk

Melanie Perkins

Fred Desimpedidos

Uber

Pixar

Friends

Viola Davis

Thiago Nigro

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More