UoD/FS Doc: como o BBB se transformou no maior reality da TV brasileira?

29 de janeiro de 2002. Pensa nesse contexto de mundo. É exatamente quando foi ao ar o piloto da primeira edição do Big Brother Brasil. De lá para cá, um abismo de mudanças.

29 de janeiro de 2002. Pensa nesse contexto de mundo. É exatamente quando foi ao ar o piloto da primeira edição do Big Brother Brasil. De lá para cá, um abismo de mudanças. Do campeão Kleber Bambam, que comoveu o país ao chorar pela vassoura Maria Eugênia, à Juliette Freire, o maior fenômeno das redes sociais do Brasil.

Tudo isso porque o programa não parou no tempo.

Tem coisas que não mudaram. O formato segue o mesmo: pessoas que estão confinadas em uma casa, sem contato nenhum com o mundo exterior, e com câmeras acompanhando seus passos por 24 horas, todos os dias. Semanalmente, alguém sai da disputa pelo prêmio milionário dado como contrapartida pelo reality show. 

O que mudou foi a proporção de repercussão, potencializada pelas redes sociais. O BBB 20, por exemplo – primeiro que envolveu famosos entre os participantes e que estava inserido dentro do contexto da pandemia, onde todos estavam dentro de suas casas -, chegou a ter 1,5 bilhão de votos em dia de paredão.

Mais do que isso: o programa passou a mobilizar pautas e base de fãs. Ao contrário do BBB 1, em que mal se pensava no programa como um jogo e tinha em sua essência conflitos de convivência, hoje é sobre um tabuleiro de xadrez, sobre pisar em ovos, sobre cancelamento, sobre força aqui fora, sobre discussões sociais.

A TV não forma mais a opinião do público. Antes era o programa que propunha a narrativa, que formava o vilão, o casal, a planta, o herói. Com as redes sociais, a TV perde a força da edição narrativa. As pessoas começam a ter controle disso e tiram suas próprias conclusões.

Fora a estrutura do jogo: paredões triplos, quádruplos, prova de bate e volta para um participante se safar da berlinda, paredões falsos, big fone. O programa era mais linear, sem tantas dinâmicas na eliminação: o líder indicava alguém, a casa votava em outra pessoa. O público decidia quem deixaria a casa.

O BBB pode ter mostrado cansaço em um período de transição. Mas executou essa transição e evidenciou que, nas duas últimas edições, tem fórmula para bater todos os recordes, inovar e entregar experiência de reality show diferente de todas as outras.

Também não deixe de conferir outros episódios dessa série:

George Lucas

Juliette Freire

Zack Snyder

Jeff Bezos

Free Fire

Boca Rosa

Elon Musk

Melanie Perkins

Fred Desimpedidos

Uber

Pixar

Friends

Viola Davis

Thiago Nigro

Champions League

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More