woman in white long sleeve shirt and blue denim jeans riding on black city bike during
a distância percorrida pelos entregadores tem que ser menor que 2km

Recentemente a revista Exame publicou uma matéria sobre o serviço de entregas super rápidas do aplicativo Rappi, o Rappi Turbo. É realmente impressionante que em míseros 10 minutos, ou menos, um produto seja entregue em sua casa.

Para que isso possa acontecer tão rápido, a distância percorrida pelos entregadores tem que ser menor que 2km, alega a diretora de Dark Stores do app, Mariam Topeshashvili.

Por trás dessa eficiência técnica está um conceito abordado em artigos anteriores, as Dark Stores, as operações comerciais sem fachada, voltadas totalmente para entregas.

Cobrindo raios de 2km, as Dark Stores do Rappi ainda têm muitos espaços para ocupar, por hora são 44 destas unidades na cidade de São Paulo. Apenas a área do Centro Expandido compreende 190km².

A categoria de produtos mais vendida é a de bebidas alcoólicas, onde a relação R$/Peso é excelente e o custo da entrega super rápida pode ser mais facilmente absorvido. Considerando também que as bebidas não envolvem tempo de preparo, é pegar e levar.

Enquanto o Rappi tem para si uma base de regiões onde ocorrem mais pedidos deste tipo, quem quiser encontrar áreas com este perfil de demanda pode seguir os passos apresentados no segundo artigo da série sobre Dark Stores, Onde abrir uma Dark Kitchen (para aqueles que não são donos de apps e nem desejam criar um).

Na prática o que vemos não é a aquisição do produto em si, bebidas ou refeições rápidas. Mas própria ideia do just-in-time levada à vida doméstica. Não é mais imperativo que os encontros sejam programados, com compras sendo feitas com antecedência. Basta reunir os amigos e ir encomendando entregas que chegam antes que seu copo esvazie. Ainda que esta seja uma realidade de consumo mais voltada para jovens adultos do que para o público em geral.

Neste momento em que as pessoas voltam a se reunir, imaginar um encontro acabando por falta de bebidas é dramático.

E desta vez o app ainda caprichou no marketing, investindo na equipe Mclaren de Fórmula 1. Quem tiver um orçamento mais acanhado encontra dicas mais viáveis no artigo Midnight Marketing, sobre como divulgar uma Dark Store.

Rappi en Fórmula 1: a qué equipo patrocina en Gran Premio de Brasil (fotos)
Getty Images

Comente

Posts Similares