Diretor de arte visionário, George Lois, morre aos 91 anos

George Lois trouxe a contracultura para a publicidade e desenhou capas memoráveis ​​para a revista Esquire, muitas delas críticas sem palavras à sociedade americana.

George Lois morreu na última sexta-feira em sua casa em Manhattan aos 91 anos de idade.

image asset

Lois, que muitos acreditam que tenha sido a inspiração para o personagem Don Drapper em Mad Men, foi o diretor de arte mais conhecido do século 20 e estereótipo do criativo padrão da época de ouro da propaganda estilo Madison Ave. Foi ele que trouxe muito da contracultura dos anos 60 e 70 para a publicidade do pós-guerra.

cutruzzula lois

As capas da Esquire

1300654939

George Lois ficou famoso também por suas Icônicas capas para a revista Esquire, que criticavam questões que extrapolavam a publicidade, como o racismo nos Estados Unidos e o envolvimento do país na Guerra do Vietnã, além de outros trabalhos.

As capas da Esquire que criou entre 1962 a 1972 eram quase sempre minimalistas e comdomínio de imagens e colagens fortes. Andy Warhol foi retratado se afogando em uma lata gigante de sopa de tomate Campbell, Muhammad Ali apareceu flechado e Nixon sendo maquiado.

63 12 santa sonny

Essas capas não chamariam tanta atenção hoje em dia, mas isso é justamente pelo fato de Lois ter criado essa linguagem da imagem que vale por mil palavras que é amplamente utilizada até os dias de hoje. Em sua épocas capas eram sempre muito jornalísticas e literais. Depois de Lois, as capas ganharam ideias e viraram mensagens extremamente fortes.

Na publicidade

Irascível e intransigente, o Lois também rompia com o padrão da época e criava campanhas espirituosas e irreverentes que seguiam na contramão das convenções publicitárias da época, a maioria com depoimentos e testemunhais (parecido com o que temos hoje com as estratégias centradas em influenciadores, em outro contexto). 

Em uma de suas mais famosas campanhas, um chimpanzé demonstra a simplicidade de uma máquina Xerox.

Em sua carreira de seis décadas, Lois fundou e liderou muitas agências de publicidade, escreveu livros sobre publicidade e direção de arte, concebeu campanhas premiadas que vendiam de tudo, de novelas a companhias aéreas, e foi aclamado por colegas e colegas como um dos mais publicitários influentes e criativos de sua época.

The Big Idea

3D GEORGE LOIS BIG IDEA
017 i want my mtv custom

I Want My MTV

DxodADwX4AIz1aT

Fica aqui a nossa homenagem a um dos criadores e um dos maiores defensores da chamada “Big Idea” que dominou a linguagem publicitária das décadas seguintes e que, infelizmente, perdeu muito do seu protagonismo no cenário atual, mais estratégico.

Muito obrigado George Lois

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More