Animação com bebês geneticamente modificados em fábricas ultrapassa 1,7 milhão de visualizações

Já são mais de 12.400 comentários que vão da incredulidade à indignação e ao nojo. Muitos, convencidos de que tudo é real. Ou seja, o video faz refletir sobre o futuro dos bebês, mas também sobre a facilidade com que as pessoas podem ser manipuladas.

Difícil imaginar que alguém acredite que isso já seja possível. Principalmente depois de assistir ao vídeo “EctoLife: The World’s First Artificial Womb Facility” que, embora seja bem produzido, é nitidamente uma obra de fiçcão.

O2RIvJ1U7RE 00 00 03

Mas a verdade é que sim, milhares de pessoas que viram o curta, ficaram convencidas de sua autenticidade. O video viralizou e já conta com 1,7 milhão de visualizações desde sua estreia no Youtube, há pouco mais de um mês, e mais de 12.400 comentários em dezenas de idiomas que vão da incredulidade à indignação e ao nojo. Muitos dos comentários são de usuários que estavam convencidos de que a tecnologia representada no vídeo é real, apesar das afirmações excepcionais feitas por um narrador de som robótico que usa um vocabulário assustadoramente distópico para descrever tecnologias que são mais ficção científica do que fato científico.

O2RIvJ1U7RE 00 00 04

EctoLifo foi postado por Hashem Al-Ghaili, que se identifica como produtor, cineasta e comunicador científico baseado em Berlim. De acordo com seu site , Al-Ghaili é um biólogo molecular formado pela Jacobs University Bremen que “usa seu conhecimento e paixão pela ciência para educar o público por meio de mídias sociais e conteúdo de vídeo”.

O2RIvJ1U7RE 00 00 12

A recepção do filme tornou-se ainda mais polarizada e argumentativa depois que as pessoas o retiraram do Youtube e começaram a divulgá-lo em plataformas de mídia social como o Facebook. Al-Ghaili conversou com a AFP Fact Check e explicou que o vídeo é um filme que ele produziu como um conceito e que os usuários que o compartilham online como se fosse real o fazem “fora do contexto”. Dito isto, Al-Ghaili não oferece tal contexto em seu canal no Youtube ou em seu site, onde o vídeo é apresentado como se fosse autêntico.

O2RIvJ1U7RE 00 01 53

Pode-se argumentar que as alegações no vídeo devem ser suficientes para convencer os espectadores de que a tecnologia mostrada não é real. Também pode-se argumentar que Al-Ghaili poderia ter ajudado a evitar alguma confusão se tivesse incluído um aviso afirmando isso quando postou o filme. De muitas maneiras, Al-Ghaili é mais um cineasta do que seu status autodescrito de “comunicador de ciência”, o que aumenta a confusão sobre seu trabalho.

O2RIvJ1U7RE 00 00 03 1

“EctoLife não é uma instalação real e não há nenhum trabalho sendo feito para criar o protótipo a partir de agora. O vídeo pretende mostrar até que ponto a ciência e a tecnologia reprodutiva progrediram e iniciar a discussão em torno dessa tecnologia”.

Hashem Al-Ghaili, produtor, cineasta e comunicador científico

Outros vídeos de Al-Ghaili

Quando julgado apenas por seu mérito artístico, o trabalho de Al-Ghaili é impressionante. Os curtas também demonstram que a animação pode ser uma ferramenta poderosa para promover discussões sobre ciência e tecnologia, para o bem ou para o mal. Ele acumulou milhões de visualizações em vídeos sobre biologia, dependência, exploração e muito mais, incluindo um conceito para um hotel aéreo movido a energia nuclear e um trailer de um longa-metragem de ficção científica no qual está trabalhando chamado Orbital .

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More