Google anuncia recursos de IA para rivalizar com a Microsoft

A corrida tá acirrada. A cada curva desta pista frenética uma BigTech lança novidades.

A corrida tá acirrada.

A cada curva desta pista frenética uma BigTech lança novidades.

É a vez do queridinho Google. Ameaçado (?) pelo Bing – que inclui a inteligência artificial ChatGPT para entregar resultados de buscas – está mandando sua resposta com as potencialidades da inteligência artificial em seus aplicativos mais conhecidos: Gmail, Docs, Sheets e Slides.

Pelo vídeo dá para ver o quanto a IA vai ser uma mão na roda: ela resume uma sequência de emails, sumariza textos, organiza uma pá de emails em formato de briefing e – de quebra – já formata uma apresentação a partir dessas informações todas.

Coisa de outro mundo. Quer dizer. Não mais. É coisa desse mundo. E é bom a gente já se acostumar com a ideia.

Mas calma, que ainda não tá disponível.

Embora a empresa tenha anunciado uma série de novos recursos, somente a primeira dessas ferramentas de escrita de IA — em Docs e Gmail — será disponibilizada para um grupo de testadores confiáveis.

A casca de banana da IA está exatamente na pressa de lançar produtos. Os programas de geração de texto não são tão confiáveis assim.

Com frequência vemos casos onde a IA gera informações falsas e apresenta-as com total confiança. Talvez esse seja o aspecto “humano” da Inteligência Artificial. Hahahha.

Mas fora a brincadeira, é legal surfar na onda do hype, mas fique sempre atento para a crista não te levar para um monte de pedras com corais. Toda nova tecnologia tem seu “auê”, especialmente no momento em que ela vai popularizando e virando assunto em tudo que é canal.

Como eu já comentei em outros textos aqui, acho que a gente precisa prestar atenção em uma coisa essencial: não delegar nossa inteligência às máquinas. É importante que a gente saiba entender e dominar a tecnologia, e não o contrário.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More