Não fui para o SXSW e agora?

Se você trabalha com comunicação, deve ter acompanhado nas últimas semanas todos os conteúdos sobre SXSW que aconteceu no começo do mês. Apenas um breve panorama caso você não conheça, o South by Southwest é um festival de inovação, tendências e criatividade. Considerado um dos mais relevantes do mundo, o evento acontece no Texas e tem como objetivo reunir diversas pessoas e estudiosos para discutir o que vem pela frente nas áreas de tecnologia, cultura, comportamento e inovação.

Por ser algo que está no foco do momento e da mídia, é natural que os temas discutidos por lá ganhem destaque, que os veículos de comunicação, influenciadores e o mercado como um todo, fiquem bombardeando conteúdo sobre essas temáticas. O único ponto é que se você, assim como eu, não foi ao festival pode ficar com a aquela sensação de estar perdendo informações importantes, a experiência da viagem como um todo ou alguma ideia incrível.

Mas antes de a gente se encaixar naquela parcela de pessoas que está vivendo a expressão FOMO, o “Fear Of Missing Out, que significa o medo de estar “perdendo” alguma coisa ou com medo de ficar de fora, quero te lembrar que é possível se atualizar e viver a inovação de onde você está também. Vou te ajudar com algumas ideias para você daí do lugar que está lendo essa coluna, possa pesquisar e treinar sua cabeça para que o tema esteja sempre em destaque para você. Vamos lá!

Pesquise

Falando de forma bem abrangente, quando nós saímos pesquisando algum tema, principalmente aqueles que tivemos pouco contato, é um bom exercício para tirar a cabeça da sua “zona de conforto”. Desbravar algum assunto do zero é como se a gente estivesse fazendo uma trilha pela primeira vez, você está com o olhar mais atento, com os sensos mais apurados e consequentemente, acaba dando mais atenção e aprendendo mais facilmente novos conceitos que venham a surgir.

Exerça sua criatividade

Eu sei que você pode ter lido e pensado que não é uma pessoa criativa, que não acordou inspirado como um artista, pronto para ter aquela ideia genial mas o que quero dizer é que fazer algo diferente da sua rotina, pode te ajudar criar soluções novas para problemas e desafios que você tem enfrentado. Ter um hobby, sair para dar uma volta com o seu pet, descansar e até ouvir um disco que você gosta muito, podem ajudar sua cabeça relaxar e com os pensamentos fora do contexto da pressão da rotina, as ideias podem surgir.

Se mantenha atualizado

Nesse tópico vale você encontrar a maneira que se sentir mais confortável e que for mais prática para o seu cotidiano. Pode ser através leitura de notícias, independente se for do segmento que você atua diretamente ou não, ouvir podcasts, assistir vídeos de diferentes temas, ouvir o rádio, ler livros de temas que você gosta. Usar suas redes de contatos profissionais e conversar com pessoas de outras empresas sobre o segmento que você trabalha, conhecendo assim novas maneiras de fazer a mesma coisa. Esteja atento ao que acontece no mundo, muitas informações mesmo que indiretamente podem ser importantes para a sua atuação.

Faça cursos

Nossa rotina geralmente é corrida, temos mil tarefas e entregas para fazer, mas não podemos esquecer de aprender coisas novas. Aqui vale desde um curso livre de um tema que você não tenha tanto conhecimento, um novo idioma, fazer aquela especialização ou faculdade que você tem esperado o momento certo para começar. Lembre-se que o momento é agora, por mais que seja possível planejar, permita-se realizar coisas que você gosta no momento presente.

Converse com as pessoas

Quis deixar esse por último pois lendo assim parece algo óbvio, te chamo para refletir junto comigo sobre o momento em que estamos, essa era digital em que vivemos pendurados no celular 24h por dia. Se pararmos para pensar, de uns tempos para cá, não temos mais conversado tanto com as pessoas ao nosso redor, estou dizendo no modo presencial mesmo e não com a pessoa da mesa do lado via zoom.

As conexões estão ficando cada vez mais escassas e por mais que tenhamos infinitas informações, conceitos e novas tecnologias, estamos perdendo a prática do recurso mais básico que o ser humano já vem de fábrica, as relações interpessoais. Nesse quesito, você pode treinar quando estiver no ônibus, fazendo mercado, indo na casa de alguém da sua família ou chegando no trabalho.

Reforço isso pois na maioria das vezes estamos todos no piloto automático, apressados e nem se quer falamos um “bom dia” para as pessoas ao nosso redor. Lembre-se que estamos vivendo em sociedade, cada pessoa que cruza o nosso caminho tem algo a somar e nós todos podemos aprender muito uns com os outros. Muitas vezes a solução que você tanto busca, não está em festival de inovação mas sim, na sua frente e com alguém que você nem imagina.

Para encerrar, agora que te trouxe essas sugestões está na hora de você ir exercitar alguns desses conceitos, pode ser desde chamar o seu colega aí do lado para tomar um lanche na cafeteria, ligar para sua Mãe e perguntar o que ela está assistindo no momento, ouvir um podcast de idiomas ou simplesmente dar uma volta para colocar os pensamentos no lugar.

Sair da zona de conforto, ter medo ou estar vivenciando na prática o conceito do FOMO faz parte da jornada, o que não pode, é ficar muito tempo travado e perder oportunidades legais de aprender. É aquilo, se der medo, vai com medo mesmo e depois volta aqui para me contar.

Muito obrigada por ler esse post, compartilha comigo nos comentários como você faz para se atualizar e até a próxima!

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More