Pesquisa realizada por Dove mostra o impacto das redes sociais na saúde de crianças e adolescentes

Pesquisa realizada pela Dove mostra que 9 em cada 10 profissionais da saúde acreditam que as redes sociais estão impactando a saúde de crianças e adolescentes

Com o objetivo de alertar para a grande crise de saúde mental desencadeada pelo uso das redes sociais e a exposição excessiva a conteúdos tóxicos de beleza pelos quais passam meninas e jovens mulheres atualmente, Dove lança sua nova campanha, pautada por dados de uma nova pesquisa realizada pelo Projeto Dove Pela Autoestima, focada em mostrar a dimensão dos danos à saúde mental.

A nova pesquisa do Projeto Dove Pela Autoestima 2023 para segurança online infantil apurou que:

KVPR Projeto13 Release 05 05

Destaques

  1. A cada 100 jovens com idade entre 10 e 17 anos, 97 dizem que foram expostos a conteúdos tóxicos de beleza nas mídias sociais e 74% a conteúdos que incentivam a perda de peso/transformação corporal;
  2. 65% dos pais sentem que as plataformas de mídia social não protegem os jovens de danos à sua saúde mental;
  3. Entre os profissionais especializados em saúde mental, 96% preocupam-se com o aumento de autoflagelação e suicídio entre os jovens devido à exposição às redes sociais e 94% com o aumento da ansiedade e da depressão entre eles;
  4. Ainda entre os especialistas, 88% afirmam que as redes sociais têm um impacto negativo na saúde mental dos jovens, enquanto 69% acreditam que o conteúdo que mostra corpos perfeitos e irrealistas pode levar a consequências físicas, como distúrbios alimentares, autoflagelação etc.

Os dados confirmam que o atual aumento de problemas de saúde mental vinculados às mídias digitais é alarmante e, por isso, Dove conclui que é necessário ir além e criar um movimento que alerte as pessoas sobre o uso de filtros irreais e conteúdos tóxicos.

“Quando 94% dos profissionais de saúde mental entrevistados se mostram preocupados com a relação direta entre o aumento dos casos de depressão e ansiedade e o uso de redes sociais, fica claro que precisamos agir para promover uma mudança sistêmica e tornar a internet um ambiente mais seguro para as próximas gerações”


Leandro Barreto, Vice-Presidente Global de Dove

Pensando em ajudar meninas e mulheres que já passam pelas problemáticas da pressão estética, a marca planeja uma série de ações que visam engajar consumidores, players e autoridades para criar um ambiente mais saudável nas redes sociais.

A primeira delas, focada em conscientização, é o lançamento de um filme que mostra consequências reais que um conteúdo de beleza pode gerar na saúde de crianças e adolescentes.

Dove – O custo da Beleza

Com a música “You Are So Beautiful” interpretada pela cantora/compositora Self Esteem, o filme retrata a história real do crescimento e desenvolvimento de uma menina, Mary, desde a sua infância até a maioridade, e as consequências na saúde da pressão estética constante que recebeu ao longo dos anos por meio das redes sociais.

“Entendemos que não vamos conseguir mudar os padrões de beleza se não mudarmos como o mundo está estruturado. Temos em mãos duas pesquisas que confirmam que o conteúdo tóxico de beleza nas redes e o uso excessivo de filtros de distorção de imagem estão prejudicando muito a saúde mental das meninas, e precisamos mostrar para as pessoas a importância de falar sobre o tema e de provocar uma mudança real no que diz respeito a isso”


Thais Hagge, Vice-Presidente de Beauty & Wellbeing no Brasil.  

A marca estimulará um compromisso para que influenciadores e marcas produzam conteúdo com mais responsabilidade e promoverá diálogos com o poder público e com stakeholders em busca de leis e iniciativas que regulamentem as práticas online para um uso mais saudável das novas tecnologias.  

“Dove acredita que não é sobre frear o avanço das tecnologias, mas sobre a maneira de usá-las. Como marca, temos o dever de sermos cada vez mais responsáveis e seletivos com o conteúdo que postamos, usando as redes sociais para o bem e em prol de uma internet livre de padrões inatingíveis”, finaliza Thais Hagge.

A nova campanha soma um capítulo ao legado iniciado por Dove em 2004, focado em desenvolver a confiança corporal em jovens por meio do Projeto Dov pela Autoestima que, até o momento, impactou mais de 94 milhões de crianças em todo o mundo. Por meio de campanhas contra a distorção digital como #DetoxYourFeed, Selfie Reversa e, mais recentemente, #DeCostasParaFiltros, a marca tem trabalhado para tornar o ambiente digital mais seguro, e inclusivo.

Para saber mais, acesse Dove pela Autoestima, um canal onde a marca disponibiliza informações e suporte para meninas e seus cuidadores, pais, professores e familiares.
#PelaBelezaSemPadrões

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More