“Mussum, o filmis”

“Mussum – O Filmis” divulga cartaz e faz sua estreia amanhã na competição do Festival de Gramado.

O diretor Sílvio Guindane está estreando seu primeiro longa-metragem para os cinemas com “Mussum – O Filmis”, que faz parte da seleção oficial do 51º Festival de Gramado e teve seu cartaz oficial divulgado.

O filme concorre na mostra competitiva de longas-metragens brasileiros ao lado de outros cinco títulos nacionais e será exibido no festival nesta quinta-feira, 17 de agosto, com a presença do diretor, dos atores Ailton Graça, Cacau Protásio, Yuri Marçal, Jeniffer Dias, Nando Cunha, Ângelo Fernandes e Luiza Rosa, além do roteirista Paulo Cursino e do produtor André Carreira.

O filme conta a história de Antônio Carlos Bernardes Gomes, o Mussum, indo além de seu papel inesquecível como humorista em “Os Trapalhões”, ao lado de Didi, Dedé e Zacarias. Protagonizado por Ailton Graça, o longa também conta com Thawan Lucas Bandeira, Yuri Marçal, Cacau Protásio, Neusa Borges, Jeniffer Dias, Késia e Cinnara Leal no elenco. Baseado no livro “Mussum – uma história de Humor e Samba”, de Juliano Barreto, o filme é produzido por André Carreira, pela produtora Camisa Listrada, com coprodução da Panorama Filmes, Globo Filmes, Globoplay, Telecine e RioFilme, além de ser distribuído pela Downtown Filmes.

mussum cartaz piscadinha 14 final rgb 72dpis

Ailton Graça interpreta pela primeira vez um protagonista no cinema, e comentou sobre a estreia no festival: “Este filme é a realização de um projeto de vida. É o primeiro ‘pretagonista’ que eu faço, e, dentro do meu histórico como artista, eu sempre quis fazer esse trabalho, fosse no teatro ou em qualquer lugar.

Sempre tive esse desejo de poder homenagear ele, virou um longa que me deu muita felicidade na construção deste personagem de vivenciar o Mussum no cinema, eu espero que todo mundo goste bastante. Participar do festival de Gramado já é uma outra realização, já estive em alguns filmes que fizeram parte do festival, mas eu não estava lá nesse lugar de ‘pretagonista’. A expectativa é enorme. Vai ser um prazer fazer parte do festival”, afirmou o ator.

MUSSUM 20220216 6902 Foto Desiree do Valle

O filme também marca o retorno de Sílvio Guindane a Gramado, onde começou sua carreira como ator com o filme “Como Nascem os Anjos”, de Murilo Salles: “Nesse festival, em 1996, decidi que seguiria essa carreira para a vida. Hoje, quase 30 anos depois, apresento meu primeiro longa-metragem como diretor neste mesmo palco, que foi definitivo em minha vida, não só artística, mas em minha formação como ser humano. Coincidência ou não, aqui estou apresentando um filme humano!”, comentou emocionado.

Segundo o diretor, “Mussum – O Filmis” é mais do que uma biografia de um grande artista, mas um filme que retrata a vida de milhões de brasileiros através de seu protagonista e sua relação com família, trabalho, preconceito, altos e baixos e, principalmente, seus sonhos.

“Agradeço a Antônio Carlos Gomes, o Mussum, por me dar esta oportunidade de levar seus sonhos para as telas, e agradeço ao Festival de Gramado por ter me feito sonhar, em 1996, para que hoje, como cineasta, eu possa mostrar com originalidade ‘Mussum – O Filmis’ após trabalhar e sonhar incessantemente ao longo destes 26 anos”, celebra.

A atriz Cacau Protásio também está presente no elenco do filme e vive a versão mais jovem de Dona Malvina, mãe exigente do comediante, papel que divide com a veterana Neusa Borges, que interpreta Malvina na segunda fase do filme.

“Quando soube que o filme foi selecionado, entrei em êxtase, muita alegria e gratidão. É o sonho de qualquer ator ter um filme sendo apresentado pela primeira vez no festival. Viver a Malvina foi uma experiência maravilhosa, mas também foi um desafio e um aprendizado muito grande. Eu sou muito estudiosa, então gosto de estudar para todo trabalho que faço e de fazer com excelência. Estudei muito e, graças a Deus, tive a ajuda do Silvio, que me orientou e explicou tudo que eu perguntava. Acredito que vocês vão gostar do resultado.”

Os filmes concorrentes serão exibidos até dia 18 de agosto, no Palácio dos Festivais, e, na noite de 19 de agosto, serão anunciados os vencedores de cada categoria.

Sinopse: 

“Mussum: O Filmis” narra a trajetória de vida de Antônio Carlos Bernardes Gomes, indo muito além do Mussum que o grande público conhece: a infância pobre, a carreira militar, a relação com a Mangueira, o sucesso com os Originais do Samba, além de bastidores d’Os Trapalhões. 

Ficha Técnica: 

Elenco: Ailton Graça, Thawan Lucas Bandeira, Yuri Marçal, Cacau Protásio, Neusa Borges, Jeniffer Dias, Késia e Cinara Leal. 

Produção: Camisa Listrada 

Coprodução: Panorama Filmes, Globo Filmes, Globoplay, Telecine, RioFilme 

Distribuição: Downtown Filmes  

Direção: Silvio Guindane 

Roteiro: Paulo Cursino 

Produtor: André Carreira 

Supervisão Artística: Roberto Santucci 

Produção Executiva: Ângelo Gastal e Cacala Carvana 

Direção de Produção: Mariângela Furtado 

Direção de Fotografia: Nonato Estrela 

Direção de Arte: Rafael Targat 

Figurino: Cássio Brasil 

Caracterização: Martín Macías Trujillo  

Maquiagem: Mari Pin 

Som Direto: Evandro Lima 

Montagem: André Simões 

Música: Max de Castro 

Edição de som: Acácia Lima e Tomás Alem 

Mixagem de som: Rodrigo Noronha e Gustavo Loureiro 

Gerente de Pós-produção: Monica Siqueira 

Supervisão de Pós-produção: Talita Almeida 

Produtor Associado: José Alvarenga Jr.  

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More