O jingle do McDonald’s que virou a música mais tocada na Indonésia, confundido com um J-Pop

“Ninguém sabia que era um jingle. As letras estavam em japonês, sem tradução, e as pessoas achavam que era um J-Pop!”

Você sabe qual é a música número 1 no Shazam da Indonésia? Claro que não. Mas eu conto. É um case. A música é a “Nihon No Fureeba” e a letra é mais ou menos assim:

“Pão macio, nori crocante, molho Yakiniku e um sabor autêntico
McDonald’s Taste of Japan, Que sabor incrivelmente único.”

Ué, mas é um jingle do McDonald’s?! Sim, mas como um jingle do McDonald’s virou a música pop mais tocada no país?

“Porque ninguém sabia que era um jingle. As letras estavam em japonês, sem tradução, e as pessoas achavam que era um J-Pop!” explica Ravi Shanker, Diretor Criativo Chefe da Leo Burnett Indonésia.

O Case do “Nihon No Fureeba”

“A cultura pop japonesa é forte na Indonésia. As pessoas amam músicas pop japonesas e as colocam em suas playlists, cantam junto, até mesmo usam camisetas legais com letras japonesas – tudo isso sem entender o que significam.”

Essa descoberta cultural impulsionou a Leo Burnett a criar a música Nihon No Fureeba, em colaboração com a cantora indo-japonesa Ica Zahra. Ica lançou a música como seu aguardado single japonês, sem legendas.

Em uma semana, o vídeo da música foi visualizado mais de três milhões de vezes. A música se tornou o tema das rádios, e centenas de covers e danças no TikTok foram feitos.

“Nihon No Fureeba”

As letras estavam de fato promovendo o relançamento dos burgers Taste of Japan do McDonald’s, com nori crocante e molho Yakiniku. De repente, a atenção de todos se voltou para os hambúrgueres.

Captura de Tela 2023 08 22 as 06.09.36

Com o lançamento de Nihon No Fureeba, a curiosidade das pessoas pelos hambúrgueres aumentou tão rapidamente que as vendas da primeira semana superaram os últimos 3 anos.

Michael Hartono, Diretor de Marketing do McDonald’s Indonésia, diz: “No fim das contas, a campanha faz as pessoas amarem não apenas os hambúrgueres, mas também a marca. Mesmo depois que as pessoas perceberam que era um anúncio, elas ainda continuam cantando-a no karaokê, e a música – quer dizer, o jingle – agora está em milhares de playlists do Spotify até hoje.”

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More