Porque o logo dos Rolling Stones no uniforme do Barcelona foi uma jogada de mestre

O patrocinador é o Spotify, e é como parte do acordo que o Barcelona exibirá o logo dos Rolling Stones durante o clásico contra o Real Madrid em 28 de outubro.

Patrocínios são uma parte frequentemente controversa no esporte. No futebol estamos acostumados a ver logos estampados em camisetas, mangas, sinalizações de estádios. Já vimos de tudo ao longo dos anos, mas o FC Barcelona, atualmente em terceiro lugar na La Liga, revelou recentemente um dos mais surpreendentes:

O clube colocará o logotipo dos Rolling Stones em suas camisas.

Sim, o clássico linguão dos Stones bem no peito.

“Uma combinação de 2 lendas!”

F542pJnbcAAlKha
O clube colocará o logotipo dos Rolling Stones em suas camisas

O FC Barcelona sempre foi meio resistente à patrocínios. Durante muito tempo, o clube batia no peito “vazio”, com orgulho de não ter nenhum patrocinador em suas camisas até 2007, quando finalmente topou colocar um logo da Unicef. Infelizmente, isso mudou em 2011 com um acordo de €171 milhões com a Fundação Catar. Várias tentativas foram feitas para justificar isso como uma organização sem fins lucrativos, mas duas temporadas depois, a Fundação Catar deu lugar à Qatar Airways. Alguns anos mais tarde, a empresa japonesa de comércio eletrônico Rakuten estampou seu nome nas camisas do Barça.

r1240433 1296x729 16 9

Nas duas últimas temporadas, o principal patrocinador do clube tem sido a plataforma de streaming de música Spotify, e é como parte deste acordo que o Barcelona exibirá o logotipo dos Rolling Stones durante o clásico contra o Real Madrid em 28 de outubro. O logo dos Stones substituirá o logo do Spotify para a partida no Estádio Olímpico Lluís Companys e também aparecerá no uniforme feminino para o jogo contra o Sevilla no Estádio Johan Cruyff em 5 de novembro.

Não é a primeira vez que o logotipo de uma banda aparece em uma camisa de futebol. Super Furry Animals patrocinou o Cardiff City em 1999 e 2000, e nos anos 1990, o Clydebank da Escócia foi patrocinado por, er, Wet Wet Wet. Mas este caso é certamente o de maior destaque.

A ativação visa promover o lançamento do novo álbum dos Stones, Hackney Diamonds, mas certamente também será uma vitória para o Barcelona em termos de vendas de camisas (as pré-encomendas estão abertas no site do Barça).

camisa barcelona rolling stones 3

Raramente os fãs de futebol têm uma camisa em que o logotipo do patrocinador é algo que realmente desejam. Embora os roqueiros londrinos envelhecidos não tenham uma conexão óbvia com o clube catalão, o logotipo dos Rolling Stones é um daqueles designs que transcendem a banda em si, tornando-se um acessório de moda entre pessoas que podem nem mesmo conhecer a música da banda. As pessoas estão fazendo fila para comprar.

O Spotify tem feito disso uma tendência

O Spotify tem feito disso uma tendência, cedendo seu patrocínio de camisa para um artista musical para os clássicos entre Barcelona e Real Madrid. No ano passado, o logo da coruja do Drake e o design Motomami da cantora catalã Rosalia foram destaque.

A reação dos fãs do Barça é mista. “Uma combinação de 2 lendas!”, celebra um usuário entusiasma no Twitter, enquanto outros fãs descrevem como a “melhor colaboração da história” e uma “combinação explosiva de futebol e música”. No entanto, outros acusam o clube de um esquema feito apenas para lucrar com as vendas. Os clubes precisam pensar cuidadosamente sobre os logotipos que colocam em todos os produtos. Nesta semana, vimos a reação negativa contra o logotipo da Nike Jordan Jumpman nas camisas do Utah Jazz. Esse é um problema que a Nike deveria ter evitado.”

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More