A$AP Rocky e PUMA/F1

A recente parceria entre A$AP Rocky e a PUMA/F1 é mais do que apenas o cruzamento de indústrias é uma confluência de culturas que define tendências e busca influenciar profundamente o comportamento dos consumidores.

A recente parceria entre A$AP Rocky e a PUMA/F1 é mais do que apenas o cruzamento de indústrias é uma confluência de culturas que define tendências e busca influenciar profundamente o comportamento dos consumidores.

Através dessas colaborações, as marcas buscam não apenas expandir sua presença no mercado, como também, se alinhar aos valores de personalidades conhecidas, oferecendo aos consumidores uma experiência única que transcende o simples ato de se vestir. 

A PUMA frequentemente colabora com influenciadores e líderes de tendências para produzir vestuário e calçados que refletem o espírito contemporâneo da moda. Personalidades, como Dapper Dan e Rihanna, já se associaram à marca, gerando interesse e impulsionando as vendas.

Agora é a vez do rapper A$AP Rocky, inquestionavelmente uma das maiores figuras da moda no mundo do hip-hop. Seu estilo audacioso incorpora acessórios marcantes, pochetes grandiosas, casacos ricamente bordados e estampas vibrantes. 

puma asap rocky f12

Suas colaborações e campanhas com marcas de alta costura, como Gucci, J. W. Anderson, Calvin Klein e Dior consolidaram seu status como um ícone fashion. 

O rapper frequentemente entrelaça sua paixão pela moda com sua música, evidente em faixas como “Fashion Killa”  e ”Don’t Touch My Raf” fazendo alusão a diversas marcas, uma delas é a fashionista Raf Simons. Sempre na vanguarda da moda, Rocky tem a habilidade única de combinar peças de passarela  com o streetwear de forma impecável – seja abraçando silhuetas amplas ou equilibrando peças exageradas – ele sempre consegue manter seu look distinto e impecável.

Neste fenômeno cultural está o poder da identidade. Quando os fãs veem seus ídolos, como A$AP Rocky, endossando ou até mesmo criando produtos, eles não enxergam apenas um item de moda, mas uma extensão do artista e de tudo que ele representa.

Isto transforma o ato de compra em uma forma de expressão pessoal e conexão com o ídolo. Não é apenas sobre estilo, é sobre pertencer, é sobre se alinhar a uma ideologia ou um conjunto de valores e tudo aquilo que possa inspirá-los.

F1 AAP Rocky e1698115798322

Essa ascensão das colaborações entre marcas e artistas sinaliza uma mudança no panorama do consumo. As pessoas não querem apenas produtos, elas desejam experiências autênticas e significativas, não é apenas sobre criar tendências, mas também, sobre moldar perspectivas e influenciar decisões. 

A simbiose entre artistas e marcas não apenas redefiniu o mercado de vestuário, mas também, deu uma nova dimensão ao poder de influência que as celebridades possuem na sociedade contemporânea como veremos a seguir.

O propósito central da parceria entre A$AP Rocky e a PUMA/F1 reside em elevar ainda mais o hype em torno da Fórmula 1, buscando cativar não apenas os já adeptos, mas também, aqueles que possuem uma curiosidade latente sobre o evento. O que evidencia uma tendência atual dos consumidores em associar consumo aos seus ídolos, fragmentando o personalismo da moda.

E parece que a estratégia vem dando certo, no recente Grande Prêmio de Austin, Texas, mais de 400 mil espectadores estiveram presentes durante o fim de semana. Até o final de 2023, o enfoque de Rocky estará voltado predominantemente para o desenvolvimento de recursos visuais e produção de conteúdo em vídeo.

Está previsto o lançamento da primeira linha de vestuário desenhada por ele no Grande Prêmio de Las Vegas em novembro. 

oRtEoEnQ1 OdBMXPlaTBmZNWL2F3G23x37 VvJ6xO6pVnJzEIJ2hoH8E5rpVNKkzQIx0etYoZ aizxEoczrcOyyiYxOyxmJt7HHJUFd9T1PMFkbLbxeEwDacTLliB7Y0w Pf54Mr6phWA6KpMqq O3Y

As projeções para 2024 indicam a expansão de suas criações, com novas coleções surgindo e ativações em renomados Grandes Prêmios, como o de Miami. Em 2025, sua abordagem criativa expandirá, englobando desde vestuário lifestyle até uniformes de corrida para as equipes e pilotos.

A paixão de A$AP Rocky pelo automobilismo é evidente, e sua ansiedade para infundir o universo streetwear no Fórmula 1 é palpável. Visualizações iniciais das coleções dão destaque a balaclavas adornadas com pérolas, moletons com costuras, luvas contrastantes entre outros itens.

A expectativa é alta e, sem dúvida, todos os olhares estarão voltados para o Grande Prêmio de Las Vegas em novembro e o que essa parceria inovadora trará a seguir. 

Não é segredo para ninguém que grandes artistas, com vasta base de fãs e influência cultural, tornam-se parceiros ideais para marcas que buscam ampliar sua presença no mercado. 

Ao associar-se a celebridades populares como Rihanna, as empresas não apenas capitalizam sua imagem e alcance, mas também incorporam a autenticidade e o apelo cultural que esses artistas representam em todo processo de convergência.

23AW SP Fenty Q3 Main Talent 2463 R3

Essas alianças são estratégicas e funcionam como uma via de mão dupla: as marcas se apropriam da credibilidade e alcance dos artistas para expandir sua presença em um mercado volátil, enquanto os artistas estabelecem legados que ultrapassam sua arte original conquistando mercados até então inexplorados.

Quem não se lembra do sucesso da Fenty/Beauty e da Savage/Fenty mostrando como a combinação de um produto de qualidade com o poder de um nome famoso pode revolucionar setores inteiros, enriquecendo o portfólio de ambas as marcas e fortalecendo sua posição nesse mercado competitivo e dinâmico.

A Fenty/Puma, foi e continua sendo um sucesso absoluto, a iniciativa com a Rihanna como diretora criativa desde 2014, fez sua estreia no mundo da moda em setembro de 2016. A marca combina o estilo esportivo característico da PUMA com a visão arrojada de Rihanna sobre música e moda. 

Embora tenha começado com enfoque em calçados, a parceria expandiu sua gama para incluir vestuário. O Creeper, uma reinterpretação com plataformas do clássico PUMA Suede, foi sem dúvida o destaque da colaboração entre Rihanna e Puma.

kSncCq FYBCPMIC0dBwYKl26vu332YGhdM7HqNg8toVGMpHXdD4JfGm5dlhRjf1Yxx0mo wv3gLZO65pJKO9kPpikkFt6nc4HrNbEUkSiP1HCXXyDvrbRmJIJ9M3NVcYE0f0d0p88L79AeCyzePTHBo

Esta inovadora silhueta de calçado foi coroada como o sneaker do ano pelo Footwear News em 2016. Antes de fechar seu próprio acordo com a Nike, Travis Scott foi destaque nas campanhas modelando várias versões do Creeper.

A Fenty/PUMA expandiu sua coleção para abranger desde chinelos com um toque retrô em cores pastéis até tênis com laços grossos em vez de cadarços tradicionais. 

A marca também lançou designs contemporâneos, incluindo botas de renda até o joelho, vendidas a US$ 980, e saltos altos de couro que fundem detalhes de tênis como cadarços robustos e a emblemática faixa lateral da PUMA.

Outro aspecto relevante dessa colaboração foi sua primeira linha de vestuário Fenty/PUMA de 2016, após o êxito do Creeper e outros calçados. A coleção, com uma vibe gótica, trouxe vestidos inspirados em jaqueta bomber, espartilhos, gargantilhas de couro com cruzes, vestidos negros assimétricos, tops translúcidos e moletons em pele artificial. 

A composição do visual e o cabelo platinado das modelos evocava um ar de família Addams moderna.

dGmfTzjN hw6ilCwpiuja0FSsq6 COAmoP 7sNZRyt1zzSFmtwBE0GpStPD3PT7fEJqhosjrP0Vmvgd7oikv2A37 pmM3WFcu wtoa8Aor99GqaEeJsGP VQ C4FaedVmrPkrbXI BqQsGZwkOf7GRg

Em 2017, Rihanna exibiu sua coleção “Fenty/PUMA”, inspirada em Maria Antonieta indo à academia, que estreou no Hôtel Salomon de Rothschild. Para outono/inverno de 2017, a Bibliothèque Nationale de France foi palco de uma linha inspirada em uniformes escolares, combinando tradição e rebeldia, refletindo seu desejo de liberdade na escola de Barbados.

Durante a New York Fashion Week, Rihanna transformou o New York Armony em uma cena inspirada no X Games para apresentação da Fenty/PUMA Spring 2019. Modelos exibiram peças inspiradas em esportes radicais enquanto pilotos de motocross realizavam manobras arriscadas – Rihanna encerrou o desfile espetacularmente em uma bicicleta, marcando sua inovadora colaboração.

Após sua marcante coleção de primavera de 2018, Rihanna encerra sua colaboração. Logo depois, ela lançou sua marca de lingerie, Savage/Fenty, expandindo para roupas esportivas e colaborações, incluindo uma celebração de sua apresentação no Super Bowl LVII – a despedida Fenty/Puma foi celebrada no Coachella de 2018.

De forma surpreendente, a colaboração foi retomada em 2023. No estilo icônico do fax: ”Estou de volta”, de Michael Jordan, o comunicado oficial simplesmente declarou: ”Ela está de volta”. Ainda aguardamos detalhes sobre a nova coleção, mas o retorno da parceria de Rihanna com a PUMA é, sem dúvida, um motivo de celebração para todos os fãs.

Recentemente também tivemos uma parceria até então ”incomum” envolvendo a artista que marcou presença no show do intervalo do Super Bowl LVII com um notável look vermelho, complementado por um tênis colaborativo da Maison Margiela MM6/Salomon Cross Low. Este calçado, que mescla os designs clássicos da Salomon XT-6 e Hike 2, apresenta um design para caminhadas, com logotipo nas laterais e uma sola robusta.

LrKLoZfLHfNmUlGnB7aHC4kJWA7Dc ncmlMitAD71Q2w fgozvjrV UTCk2Xn8W1e8VfZ8ukFAlv5YaSfOIVIJrzKxnFSM10VJ4Z9ElTfOR7jiMIlxGznomEsenX sqvXUAfXjlNQkL0YIMp36DYzP8

A conexão entre marcas e artistas têm ampliado horizontes ao mergulhar no universo empresarial, beneficiando-se mutuamente com grandes conglomerados. Rihanna, por exemplo, catapultou sua influência com a Fenty/Beauty, avaliada em mais de US$ 700 milhões, e sua participação na Savage/Fenty e a varejista de luxo LVMH demonstra sua capacidade de diversificar seus investimentos. 

Nessa simbiose, o mercado se reinventa e promove experiências muitas vezes sensoriais e intensifica através do engajamento dos consumidores, que se sentem mais próximos de seus ídolos através dos produtos que consomem.

Essa dinâmica mostra o poder da influência artística no consumo moderno, e como a indústria é constantemente revigorada por parcerias que ressoam autenticidade e inovação.

A parceria entre a Fórmula 1 e A$AP Rocky tem o potencial de marcar uma era, combinando o ritmo acelerado do automobilismo com a cultura urbana. A projeção é de um crescimento inovador e orgânico em produtos e experiências, refletindo a essência do zeitgeist contemporâneo. 

Com Rocky à frente, espera-se uma nova visão entre moda e esporte, estabelecendo um legado que redefinirá a relação entre essas duas indústrias e influenciará gerações futuras.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More