Monumentos da cultura pop

Em 2015, enquanto caminhava pelas ruas de Paris, onde o fotógrafo Benoit Lapray mora, surgiu-lhe a ideia de realizar um trabalho fotográfico em torno de monumentos.

A cultura pop vem ganhando cada vez mais espaço na cultura geral da sociedade. Seja através de filmes, séries, músicas ou jogos, elementos da cultura pop têm se tornado cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas. Esse fenômeno pode ser explicado pela facilidade de acesso às produções culturais, bem como pela sua capacidade de entreter e cativar o público.

clique nas imagens para ampliar

Em 2015, enquanto caminhava pelas ruas de Paris, onde o fotógrafo Benoit Lapray mora, surgiu-lhe a ideia de realizar um trabalho fotográfico em torno de monumentos. A ideia era encenar heróis da Cultura Pop integrando-os ao cenário no lugar dos monumentos parisienses existentes. Uma forma de homenagear os criadores desses personagens que inspiram e alimentam o imaginário há décadas.

Por falta de tempo, o fotógrafo só começou a trabalhar neste projeto em 2018. Após 2 anos de trabalho, foram concluídos 13 visuais (divididos em dois capítulos distintos). Foi uma longa espera, mas o fotógrafo está muito feliz por finalmente poder apresentar este trabalho que esteve na sua mente por muitos anos.

Este projeto é o resultado da colaboração com 2 parceiros: o estúdio 95 Magenta (que realizou todos os elementos CGI, integrados às fotografias, deste 1º Capítulo) e a designer gráfica CGI Emmanuelle Vonck (que, por sua vez, realizou a parte CGI do segundo e terceiro capítulo).

Trouxeram todo o seu know-how em CGI para a realização deste projeto e geriram magnificamente a parte de modelagem e integração dos diferentes personagens. Um enorme obrigado a eles pelo seu trabalho e pelo seu talento.

É então em Paris, esta “cidade-museu” que se irradia pelo mundo, que se passa a nova série de fotografias. Aqui, congelados em enormes pedestais de pedra, personagens de culto da cultura popular são elevados à categoria de “Monumentos”. É uma forma de sublinhar que estes heróis da ficção fazem hoje parte do patrimônio cultural mundial. Infelizmente uma escolha teve que ser feita e por questões técnicas ou estéticas, muitos personagens não serão representados aqui. Mas é uma obra que está longe de estar concluída, e muitos outros personagens virão a partir de então complementar esta lista que, espera-se, seja a mais longa possível!

As fotos desta série foram tiradas “à l’ancienne”, em filme. Os negativos foram então digitalizados e retocados para adicionar elementos CGI. As estatuetas, que serviram de base para este trabalho, foram “digitalizadas” em estúdio com o processo de fotogrametria. O fotógrafo considerou esta série como um verdadeiro laboratório de investigação de imagens onde se misturam técnicas antigas com os processos mais modernos. Uma nova maneira de ver a fotografia. E uma forma talvez de conciliar os puristas com os vanguardistas da fotografia ;)

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More