Documentário mostra potencial transformador da economia criativa no Brasil

Nova edição do Brasil Criativo܂DOC percorreu o território nacional para compartilhar as trajetórias de 15 empresários e empresas laureados com o Prêmio Brasil Criativo em 2023

Heitor Salatiel, fotógrafo e coordenador de vivências culturais (Membro do Guia Negro, um dos projetos contemplados no Prêmio Brasil Criativo)

Na terça-feira (12), no Museu da Imagem e do Som de São Paulo, o Instituto Brasil Criativo organizou a estreia exclusiva da nova etapa do Brasil Criativo܂DOC, o filme oficial da economia criativa do país. A obra audiovisual explorou o Brasil para relatar a trajetória de 15 empresários e suas empresas.

O documentário é composto por cinco episódios e foi idealizado pela Originals Media House, com produção executiva de Lucas Foster, diretor-geral da Organização Mundial da Criatividade e direção de Kaio Garcia, ganhador do prêmio Narrativas do Brasil em 2014, concedido pelo YouTube Brasil e considerado um dos notáveis talentos da nova geração de diretores nacionais.

Em breve a obra será disponibilizada nas plataformas digitais de streaming. “A grande questão foi narrar pequenas histórias dentro de uma grande história. A criatividade como ferramenta de uma revolução em curso, os vencedores como protagonistas da travessia e o Prêmio Brasil Criativo como mentor e orientador desse caminho”, declara Kaio Garcia.

O projeto reflete a variedade das propostas e a força da criatividade através de criações e inovações em áreas como arquitetura, design, moda, publicidade, games, tecnologia, pesquisa e desenvolvimento, música, expressões culturais, patrimônio, editorial e artes cênicas. “Atualmente, a economia criativa corresponde a 3,11% do PIB do Brasil e emprega 7,4 milhões de pessoas no país. É importante que essa história seja conhecida mundialmente, pois são pessoas reais que estão alterando o panorama de suas sociedades e da economia brasileira a partir de sua criatividade”, enfatiza Lucas Foster, idealizador do Prêmio Brasil Criativo e diretor geral da Organização Mundial da Criatividade.

“Almejamos que o público do documentário seja inspirado pelos valores apresentados, como criatividade, colaboração, empreendedorismo e sustentabilidade, que estão totalmente alinhados aos valores da 3M, patrocinadora do Prêmio desde o seu princípio”, afirma Layza Mesquini, gestora de marca e comunicação da 3M Brasil.

Na cerimônia de estreia, que contou com a presença de autoridades, profissionais e entusiastas ligados ao cenário brasileiro da economia criativa, o Instituto Brasil Criativo divulgou também a programação de atividades da 5ª edição do Prêmio Brasil Criativo 2024/2025, que celebra adicionalmente a primeira década da premiação.

Confira, abaixo, a lista completa com os vencedores do Prêmio Brasil Criativo 2023:

Arquitetura
Museu Judaico de São Paulo – São Paulo, SP
Projeto que promove a salvaguarda e uso educativo de patrimônio cultural representado pelo templo Beth El, a primeira grande sinagoga da comunidade judaica da cidade.
(Saiba mais

Arte Urbana
Festival Concreto – Fortaleza, CE
Festival internacional de arte urbana, com eventos e intervenções voltadas para os mais diversos públicos da sociedade.
(Saiba mais)

Artesanato
Maravilhoso Mundo do Bordado Artístico – Conselheiro Lafaiete, MG
Fundadora e diretora do Ponto de Cultura AMAR, a bordadeira Maria Augusta Carvalho de Queiroz, de 89 anos, ministra cursos de bordado livre. Junto com suas alunas, produz coleções inspiradas em locais de Minas Gerais.
(Saiba mais)

Audiovisual
Ava Amazônia –  Belém, PA
O I Festival Internacional de Cinema Indígena da Amazônia fomenta a produção e formação audiovisual indígena por meio de um espaço inédito de pesquisa, diálogo, conexão e desenvolvimento.
(Saiba mais

Criadores de conteúdo
Guia Negro – Guilherme Soares Dias – São Paulo, SP 
Hub de conteúdo que incentiva que mais pessoas viajem e conheçam a história e a cultura negra.
(Saiba mais)

Design
Olhe VoteMude – Natal, RN
Campanha criada pela Politize! para informar, educar e capacitar a população brasileira sobre as eleições e o que elas significam para o fortalecimento da democracia e o futuro do Brasil. 
(Saiba mais)

Game
Não me Toca Seu Boboca – Teresópolis, RJ
Um jogo de tabuleiro que ensina educação sexual de forma lúdica, com informações sobre partes do corpo, limites e sobre como buscar ajuda em casos de abuso ou violência sexual.
(Saiba mais)

Gastronomia
Sabor de Coco / Indústria Eco Sustentável – Parnamirim, RN
Uma fábrica móvel sustentável, que utiliza energia solar (limpa) em sua  produção de alimentos e busca o reaproveitamento de resíduos de grande impacto ambiental. 
(Saiba mais

Moda
Marca Foz – São Paulo, SP 
Marca de moda que aposta no artesanato tradicional, com produção permanente junto a quatro grupos produtivos em Alagoas, entre projetos pontuais que levam renda e capacitação técnica para as artesãs.
(Saiba mais)

Música
Rádio Sucata – Mogi Mirim, SP 
Projeto que fomenta o fazer criativo ligado ao artesanato musical, em diversas classes sociais e faixas etárias, sobretudo em organizações sociais e culturais públicas e da sociedade civil.
(Saiba mais)

Publicidade
Bamboo Stock – São Paulo, SP
Banco de vídeos que tem o objetivo de representar a diversidade do povo brasileiro, além de formar novos profissionais do audiovisual por meio do compartilhamento de conhecimento de forma gratuita.
(Saiba mais)

Tecnologia
Smart Tour Brasil – Florianópolis, SC
Projeto de inovação tecnológica, inclusão social, cultural e digital, auxiliando o setor turístico e econômico das cidades, tornando o patrimônio acessível, com novas formas de vivenciar e ampliar o conhecimento sobre ele.
(Saiba mais)

Lideranças Criativas 
Anderson Bosh – Campo Grande, MS
Criador de um movimento de moda e design, que culminou na realização da 1° Semana de Moda Autoral de Mato Grosso do Sul e que entrou para o calendário cultural do estado.
(Saiba mais)

Comunidades Criativas 
Bando de Teatro Olodum – Salvador, BA
O coletivo Bando de Teatro Olodum cumpre o importante papel de divulgar a produção de arte da cultura negra, organizando eventos, festivais e Fóruns de Performance Negra.
(Saiba mais


Territórios Criativos 
Distrito Criativo de Porto Alegre – Porto Alegre, RS
Projeto que divulga e apoia economicamente os artistas e empreendedores de economia criativa, valorizando e defendendo o patrimônio histórico, a memória e o patrimônio ambiental.
(Saiba mais

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More