Não vai ser possível fazer tudo agora

Descubra como encontrar sua versão possível e evitar frustrações com metas de fim de ano.

Vamos tentar fazer o possível, o que deu para fazer, e por que não aceitar (ou realizar) que essa versão perfeita que buscamos de nós mesmos ao longo do ano talvez não exista? Quer um spoiler? Ela não existe mesmo…

Todo fim de ano, somos impactados por retrospectivas, revisões de orçamento, planejamento e até mesmo das metas que estabelecemos para nós mesmos quando o ano começou. Você se lembra quais são as suas? Provavelmente não, e se você se lembra e as cumpriu, por favor, deixe algumas dicas nos comentários, pois você está de parabéns.

Eu, no caso, não estou. MAS convido você a refletir sobre uma coisa. Qual é a sua versão possível? Pergunto isso porque temos um cotidiano tão corrido, cheio de responsabilidades da vida adulta, vários boletos, o retorno ao presencial, as frustrações, as alegrias e, sim, as metas que temos que perseguir, independentemente de serem pessoais ou relacionadas ao trabalho. Eu cansei só de escrever essa última frase; olha quanta coisa realizamos e produzimos, mesmo achando que “não é nada”. A realidade é que todos estão tentando e fazendo o possível para seguir em frente, tudo isso sem se deixar abater e buscando alguns resultados, que na maioria das vezes não conseguimos, mas quando alguma conquista vem, a sensação de dever cumprido é ótima.
Feb Business 9 scaled

Lendo esse artigo hoje cedo, Maia Malu, Diretora de Marketing do Google Brasil, ressalta que o desafio de todo profissional de marketing atualmente é se destacar da concorrência, estimular a inovação e, ao mesmo tempo, obter bons desempenhos. E a criatividade é a principal chave para te ajudar a fazer tudo isso. Justamente por esse motivo, trouxe esse ponto aqui, já que ela nos ajuda em muitos aspectos profissionais, e podemos aproveitá-la em todos os outros pontos da nossa vida. Obviamente, não existe uma fórmula, mas se questionar é um bom começo para entender o que realmente é importante e necessário para você ter um dia a dia mais leve.

Uma sugestão para tentarmos começar essas perguntas é usar a 5W ou a teoria dos “5 porquês”, que conheci recentemente e que em sua tradução literal de FIVE WHYS, consiste em realizar brainstorms com o foco de encontrar a raiz do problema, perguntando repetidamente o “porquê” de realizar certa tarefa ou ação. Pensei que seria um bom teste fazer isso com aquelas ideias ou metas que você planejou no último ano e também com as que você está pensando para 2024. Numa dessas, você entenderá se realmente é possível realizá-las no seu contexto atual e pode evitar frustrações futuras. A sugestão neste passo a passo aqui é se perguntar 5 vezes o porquê, mas também explica que muitas vezes, as respostas aparecem mais rápido do que isso.

Tudo bem ser o que somos. Não vai dar para ser perfeito; precisamos ser o que realmente conseguimos ser, e está tudo bem. Espero que essas últimas semanas do ano te ajudem a ver com mais clareza se o que você está buscando faz sentido para você e, caso não, reajuste a rota.

Até o ano que vem!
Bruna Abecia

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More