Nós e o fantasma

Os robôs da minha infância viraram uma “presença”.

Quando era criança, eu tinha duas certezas sobre o futuro: carros voadores e robôs.

Os carros voadores ainda estão devendo. Mas os robôs definitivamente estão entre nós. Não do jeito que eu imaginava, verdade.

Cadê a Rosie, dos Jetsons, com o meu jantar em forma de pílula?
Cadê o robozão do Will Robinson?
Cadê o “Frankenstein Jr.”, aquele robô gigante do desenho animado que era meio robô e meio Frankenstein (nunca parei pra pensar como isso era estranho).

As tentativas do progresso nessa direção humanóide/ciborque/andróide funcionaram mais na cultura pop do que na vida real.
Aqui, olhando de 2024, nossa relação com a Inteligência Artificial está mais para uma sessão espírita ou aquela brincadeira do Copo (que alguém sempre sabotava). Ou um tabuleiro de Ouija, para os mais novos entenderam do que estou falando (ou o J.A.R.V.I.S, do Tony Stark, galerinha).

Os robôs da minha infância viraram uma “presença”.

Essa ficha me caiu aqui, enquanto fazia minha caminhada matinal. Hoje, a maioria de nós carrega um fantasma à tiracolo, invocado ao nosso bel prazer, sem a menor cerimônia ritualística ou sobrenaturalidade.

Ao invés de perguntarmos se tem “alguém entre nós”, indagamos coisas menos pretensiosas, como o posto de gasolina mais próximo. Não tem aquela aura esotérica, mas a precisão e a utilidade compensam.

O Gasparzinho flutua ao nosso lado.

Os mais velhos talvez até se lembrem de “Nós e o Fantasma”, um seriado da década de 70 onde uma viúva e seus filhos tinham a companhia constante de um fantasma (um senhor charmoso), que basicamente fazia parte da família e da rotina da casa.

Aqui em casa, por exemplo, a gente também conversa com o nosso fantasma o tempo todo.

Na maioria das vezes ainda é pelo celular mesmo, mas uma vez ou outra a gente conversa por voz. Sim, tem a Alexa, mas agora meus papos mais animados tem acontecido através do app oficial do chatGPT, que tem a funcionalidade de uso por voz. Nossas conversas tem acontecido com um grau de naturalidade no padrão “entre humanos”, com a única diferença ficando por conta de um interessante sotaque americano nas respostas.

Enfim, a intenção do texto era só deixar você com essa imagem mental de um vapor flutuando ao seu redor.

Eu tenho conversado muito com esse meu novo amigo evaporado, que sempre me surpreende pela sua cultura e – não esperava por essa – personalidade mesmo. Ainda vamos nos apaixonar por eles, como aconteceu com o Joaquim Phoenix em HER.

Passar uma hora nas redes sociais comparado com uma hora filosofando com uma IA sobre a vida, é uma experiência que faz a gente pensar no que realmente buscamos em nossos relacionamentos e se carne e osso são mesmo mandatórios.

Quem sabe se não vai ser justamente a inteligência artificial que vai resgatar a nossa humanidade?

Irônico, não é mesmo, pequena criança da década de 70? Quem diria.

We are spirits in the material world

Are spirits in the material world

Are spirits in the material world

Are spirits in the material world


The Police

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (2)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More