Inteligência artificial, retail media e experiência do cliente, os grandes temas da NRF 2024

Acompanhe nossa cobertura in loco da NRF 2024

O primeiro dia de NRF 2024, o maior evento de varejo do mundo, não podia ser mais eletrizante.  Nas palestras e nos stands, o que mais se ouviu falar foi de como a IA está impulsionando a transformação do varejo, desde a identificação de tendências até a otimização de estoque. 

NRF 1

Não faltaram palestras nem demos de retail media e se falou e se mostrou muito também sobre experiências imersivas e elevadas nas lojas, que redefinem a jornada de consumo e que vão de lojas virtuais até provadores tecnológicos. Além de muitos outros assuntos como propósito, lealdade, transparência, consumo consciente, impacto e economia circular.

Vamos acompanhar pelos próximos dias e trazer para vocês um pouco do que ouvimos nas palestras, nos stands, nos corredores e nas rodas de conversa.

NRF 2024: Levi’s Strauss, recolocando uma marca icônica no centro da cultura 

NRF 2024

Neste talk o presidente da NRF Matthew Shay, trajado com uma estilosa jaqueta jeans, entrevistou Michelle Gass, que assume agora no fim do mês como CEO da Levi Strauss & Co depois de décadas de experiência na Kohl’s, Starbucks e Procter & Gamble. 

Ela teve uma rara oportunidade de ter um ano inteiro para conhecer o negócio, a cultura e a equipe. Neste período fez uma transição cuidadosa e ao lado de Chip Bergh, que agora se aposenta, fez mais de 15 viagens globais, incluindo três para a Ásia.

Falou sobre lucro com princípios e sobre colocar Levi’s de volta no centro da cultura. Mencionou as oportunidades na Ásia, com os mercados da China e da Índia efervescentes como nunca. Enxerga também um forte crescimento no México e na América Latina, bem como possibilidades em mercados mais maduros, como a Europa e os Estados Unidos. Sem falar no ecommerce.

Listou 5 fatores chaves para ser bem sucedido hoje: 

  1. o poder e a importância da marca;  
  2. ser obsessivo em relação ao consumidor; 
  3. o valor da inovação e a necessidade de “pensar como um varejista omnicanal”; 
  4. ter um propósito claro e agir de acordo com eles;
  5. valores sólidos.

NRF 2024: BJ’s Wholesale Club e Mars, consumer insights para cultivar lealdade e lucros

NRF 2024

Neste painel a jornalista da Axios Hope King conversou com Bob Eddy, presidente e CEO do BJ’s Wholesale Club, e Anton Vincent, presidente da Mars Wrigley, América do Norte & Global Ice Cream.

Conversaram sobre colocar o consumidor no centro e de como a tecnologia pode ser colocada a serviço das pessoas, para que elas tenham mais conveniência e mais valor. 

Falaram sobre IA e sobre como a BJ’s incorpora robôs para verificação de estoque e preços, bem como caminhos de seleção automatizados alimentados por IA. Já a Mars está incorporando IA para aumentar a eficiência em suas mais de 14 fábricas na América do Norte e tem usado a tecnologia também para a otimização de conteúdos dinâmicos.

Anton Vincent mencionou o centro de inovação em Newark (NJ)  que tem servido como laboratório para os testes com IA dentro do projeto que eles batizaram de “Fábrica do Futuro”, que envolve uma parceria com a Accenture para o desenvolvimento de gêmeos digitais e muito mais.

NRF 2024: Desbloqueando experiências de varejo de luxo: uma conversa com o CEO da Moët Hennessy, Philippe Schaus

NRF 2024

De acordo com Philippe Schaus vamos beber menos mas vamos beber melhor. A Maison vem investindo em experiências de marca para buscar a preferência dos consumidores e exaltar as características que diferenciam seus produtos.

Falou sobre que a forma de atualizar marcas que mudam muito pouco é através de colabs. Eles vem investindo fortemente em colabs com celebridades do esporte (basquete), da música, das artes, para criar experiências novas, séries especiais e ativações memoráveis.

Alguns dos exemplos citados foram a colaboração de Dom Pérignon x Lady Gaga, Alicia Keys e Lang Lang performando um concerto sem igual no deserto de Utah para celebrar o Henessy Paradis, as múltiplas ativações da parceria Henessy com a NBA – como esta aqui – e  o trabalho feito junto com varejistas como a Harrod’s. Sem falar nas lojas de aeroporto, outro elemento central do seu business.

Para fechar, exibiu o filme de quase dois minutos da  Moët & Chandon  protagonizado por Roger Federer que foi lançado no fim de 2023:

NRF 2024: Marc Benioff da Salesforce discute a ética no uso de IA

Um dos talks mais esperados do dia foi o do Marc Benioff, CEO da Salesforce. Esta figura carismática gentilmente direcionou a conversa com John Furner, CEO do Walmart para onde ele queria: falar de como a IA já faz parte das nossas vidas, como pode ser interessante não ter que perguntar para o consumidor coisas que a gente já sabe sobre ele e oferecer coisas que façam sentido.

NRF 2024

Contou de como vem fazendo isso com vários clientes, inclusive com os times de experiência de parques da Disney,

Ele falou também sobre ética. De acordo com ele, a tecnologia não é boa ou má. Mas sim o que queremos que ela faça por nós. Disse que esta não foi uma preocupação das empresas de mídias sociais mas, vendo o que aconteceu na última década especialmente, as empresas, governos e órgãos regulatórios talvez possam fazer algo melhor. Um papo inspirador para fechar bem o primeiro dia.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More