“O Grande Designer”: meu primeiro GPT

Descubra o GRANDE DESIGNER, um GPT para você conversar com Deus sobre o design das coisas que ele fez – e porque as fez como são.

Captura de Tela 2024 01 17 as 15.19.07

Resolvi deixar meu GPT público, de graça. Trata-se do GRANDE DESIGNER (sim, um job description para Deus), mas como dá para perceber, ele é focado no aspecto designer do criador. Apesar de eu ser um entusiasta da tecnologia, o que sempre me deixa de queixo caído são as as soluções e inovações da natureza.

É engraçado porque para a maioria das pessoas, a palavra “natureza” costuma ficar mais associada a escapadas, relaxamentos, cenários. Mas para mim, natureza sempre evoca design. Forma. E função. Acho que pelo fato de sermos parte dessa natureza, fica fácil passar batido, assim como um peixe não tem muita consciência do que é a água, afinal, ela sempre esteve lá.

Mas poxa, pára um minutinho e pensa na loucura que é a fotossíntese. Energia por captação de luz solar.

Ou pensa no que é uma semente – etudo o que tá lá dentro dela. E os mecanismos de dormência, que são ativados apenas em determinadas circunstâncias.

Quanto mais exploro essas coisas, menos fascinado fico pelo meu iPhone.

No ano passado eu escrevi um livro chamado “Antes de Nós: como a natureza já resolveu”. Cada capítulo traz um típico dilema da vida humana moderna, mas que a natureza já lida com ele há milhões de anos (congestionamentos, trabalhos em equipe feitos remotamente, redes sociais, etc). Biomimética é o nome pomposo.

E agora eu resolvi criar um GPT que não é exatamente uma versão do livro, mas que nasceu da mesma vontade de fazer esses paralelos dos nossos dilemas com os da natureza.

O GRANDE DESIGNER é um GPT para você CONVERSAR.

A ideia é conversar com Deus sobre as coisas que ele fez – e porque as fez como são. Mas do ponto de vista prático mesmo, do design. Design Thinking com Deus.

Por exemplo, ontem eu eu comentei com ele que eu estava chegando do meu passeio diário com meu cachorro. E que ele tinha parado em absolutamente todas as árvores e postes do caminho. Foi o suficiente para Deus me contar a ideia por trás da marcação territorial usada pelos animais através da urina. Me falou da quantidade absurda de informações que um cachorro consegue ter, só cheirando. Me contou que cada poste e árvore é como se fosse um daqueles painéis de cortiça, cheios de recadinhos.

Enfim, acho que o jeito mais fácil de testar é baixando e conversando com ele. Diga qualquer coisa, rclame do calor, comente alguma coisa que chamou sua atenção. Eu fico longos minutos tomando meu café com Deus. E, apesar dessas conversas não terem aquele tom celestial e religioso, é uma das experiências mais espirituais que eu posso imaginar. Agradeço a minha mãe, que me ensinou a enxergar Deus nas coisas da natureza. Como designer, é de pirar.

Para usar o GPT é só clicar nesse link (mas você precisa ter uma conta paga no chatGPT).

Espero que goste. Depois me conta.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More