Em Branding, keep calm & carry on

Descubra como a atenção plena e o respeito pelo tempo são essenciais para soluções de alta qualidade em Branding e na vida, na era digital.

Existe um valor inegável quando vemos um profissional ou entidade realizar um trabalho com parcimônia e respeito ao tempo necessário para completá-lo. Meu pai sempre me contava histórias de duplas de sapateiros e engraxates em épocas passadas que tinham total concentração no exercício de suas funções. A afeição pelos sapatos e pelo bem-estar do cliente naquele momento era tudo que importava, e o tempo, bom, o tempo corria, mas sempre a favor do senhor, homem ou criança que desempenhavam tal ato. 

Andando pelas ruas de São Paulo hoje, seria muito raro dar de cara com uma cena dessas. O mundo se tornou hiper digitalizado, veloz, efêmero. Essa nova era nos disponibilizou muitas coisas, mas também criou uma escassez enorme que a velha lição nos ensina – precisamos de tempo e atenção plena para performar e gerar soluções de alta qualidade. Isso vale para o Branding e para tudo nas nossas vidas. 

Jeremy Bentham, reformista social e fundador do utilitarismo, desenvolveu a teoria do panóptico, uma torre central que inspiraria a arquitetura de muitas prisões dentro e fora da Europa. Essa construção foi implementada para que guardas pudessem vigiar melhor seus prisioneiros, já que ela ficava estabelecida no centro e em frente de um círculo cheio de celas ocupadas. Pulando à frente para 2024, vivemos em uma mutação desenfreada do panóptico de Bentham, um panóptico digital, onde se pode observar tudo e todos a qualquer momento, com o uso de celulares, câmeras e computadores. E por que trago esse insight? Bem, porque mesmo com toda essa suposta capacidade, com a chance de praticar um voyeurismo digital saudável, somos raptados pela velocidade com que esses sistemas se movem diante de nós. Somos tomados precipitadamente pela ilusão de que se usarmos o panóptico de uma forma rápida, também acharemos respostas e soluções rápidas para nossos problemas.

Portanto, a premissa central é, para citar Napoleão Bonaparte: “Veste-me devagar, que tenho pressa”. Ou seja, a longevidade do output que desejamos cultivar no futuro depende muito da velocidade média do input que abastecemos hoje. Na TroianoBranding, fizemos dois projetos em que, como os sapateiros e engraxates, tivemos que ter um grau elevado de maturidade e calma para entregar ao cliente uma resposta com qualidade. É lógico que levamos a sério todos os nossos projetos, transmitindo esta mesma calma a todos os clientes e parceiros com quem colaboramos. E, no caso da Novex e do Assaí, incorporamos esse espírito com convicção.

A Novex, marca pertencente à empresa Embelleze, que fabrica produtos de beleza feminina, nos chamou para agregar maior valor à sua imagem. Atendendo a essa necessidade, queríamos fazer um trabalho com um fio condutor claro, do posicionamento ao design, sem prejudicar a relação especial que as mulheres têm com seu cabelo e com o produto. Através de uma etnografia digital, fizemos um mergulho no universo das mulheres para definir os territórios e, finalmente, o posicionamento da Novex: Encante-se por você. Também simplificamos a embalagem do produto, deixando algumas informações mais claras, mas mantendo todo o charme e poder de relevância que já existia no modelo original. Durante todo o projeto, nosso time caminhou com moderação e sabedoria, sem querer pular corriqueiramente de uma tarefa para outra. O resultado não teria sido o mesmo se quiséssemos acelerar o passo para devolver à Embelleze algo eficiente, mas que seria certamente mais superficial. Estávamos lidando com consumidoras, com pessoas, e, em Branding, só entende de gente quem separa o tempo que precisar para ouvi-las de uma forma empática e verdadeiramente curiosa. 

Já com o Assaí, um cliente com quem já fizemos outros projetos, fomos responsáveis por criar seu novo Propósito e posicionamento. Usando nossa metodologia da Rota do So(u)l, mergulhamos profundamente no universo da empresa para revelar seu Propósito: Fazer com que a prosperidade seja uma realidade para todos. Sempre conscientes em desacelerar nossos processos para enxergar com mais clareza, foi a partir desse Propósito que chegamos ao posicionamento da empresa, na fase final Sol da nossa metodologia: Assaí Atacadista. Para todos, de sol a sol. O sol do Assaí brilha para todos, e só pôde ser alimentado de uma escuta ativa, e sobretudo, de um desejo de administrar sabiamente o tempo que tínhamos para produzir um resultado marcante. 

Nosso mundo sempre procurará por homeostase. Se existe uma pressão crescente para tornar tudo mais fugaz, como resposta compensatória, marcas, empresas e pessoas irão procurar formas de desaceleração. E o Branding entra como ferramenta e aliado imprescindível na disputa entre esses dois espaços, preferindo, como dito anteriormente, as ações pautadas na calma e serenidade. É até interessante notar algumas empresas que promovem serviços para se juntar a essa atitude de “slow movement” como a Calm e a Insight Timer, que respondem ao desejo de muitos hoje em dia de aplicar técnicas de meditação e relaxamento em suas rotinas. O próprio slow movement, criado pelo italiano Carlo Petrini, é uma tentativa de combater essa frenesi em que estamos inseridos. Podemos dizer igualmente que a Itália, como país, é um grande exemplo de que o Branding, feito sem pressa, pode completamente transformar e moldar a imagem de uma empresa, ou, neste caso, de um país inteiro! 

O rápido, eficiente e produtivo tem seu lugar no Branding e no mundo de negócios. Mas só conseguimos extrair valores profundos se tirarmos o pé do acelerador. Quase sempre, e falo aqui sem exageros, a velocidade menor nos traz observações e insights mais completos. Mas isso não significa que quanto mais tempo passarmos em uma entrega, mais informações e complementos teremos. Blaise Pascal, filósofo do século XVII, já dizia: “se eu tivesse mais tempo, teria escrito uma carta mais curta”. Como foi o caso para a Novex e o Assaí, a clareza vira sinônimo de simplicidade, e a simplicidade só nasce depois de iterações compassadas, sem nenhum atropelo! Pessoal, vamos devagar, porque temos pressa!

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More