"Pobres Criaturas" reflete sobre a liberdade que brota quando desafiamos as normas sociais

O que podemos aprender com Pobres Criaturas

“Pobres Criaturas”, filme do renomado diretor grego Yorgos Lanthimos, indicado ao Oscar como melhor filme, destaca-se por sua abordagem didática ao explorar as nuances das normas sociais e seu profundo impacto na construção da identidade.

A narrativa complexa propõe questões essenciais, especialmente (mas não só) para as mulheres, provocando uma reflexão sobre quem seríamos sem as amarras da castração social e do determinismo. Ao desafiar as convenções, o filme proporciona uma experiência que transcende o cinema, estimulando o espectador a repensar as estruturas que moldam nossas vidas e a considerar as possibilidades de uma existência além das expectativas sociais.

A seguir, destaco alguns pontos fascinantes que podemos aprender com “Pobres Criaturas”:

Se ainda não viu o filme e deseja evitar spoilers, recomendo que pare por aqui. ⚠️

  1. A inexistência de gênero: A mente não reconhece barreiras de gênero, evidenciado pelo fato de que nunca é especificado o sexo do cérebro implantado em Bela. A compreensão de que o cérebro se adapta simplesmente ao corpo nos instiga a refletir sobre como as expectativas de gênero moldam nossa percepção de identidade.
  2. O amor pode ser prático: Não há necessidade de aderir a roteiros preestabelecidos para expressar afeto. Cada pessoa tem a liberdade de forjar seu caminho, contanto que seja autêntica consigo mesma e com os outros envolvidos. Escolher formas não convencionais de amor desafia corajosamente as normas sociais, convidando-nos a questionar e redesenhar os limites do que é considerado aceitável.
  3. Sexo e prazer são naturais: A experiência do prazer através do corpo é uma faceta inerente à humanidade. Suprimir esses desejos vai de encontro ao presente que a natureza nos oferece desde o início. A disposição para explorar o prazer sem constrangimentos desafia ousadamente as convenções sociais que frequentemente reprimem a expressão sexual.
  4. Os livros e a filosofia iluminam o caminho: Quanto mais nos dedicamos ao conhecimento de quem somos como humanos e do que se trata o universo, mais somos capazes de transcender nossa experiência em direção a algo extraordinário. A busca pelo conhecimento desafia as limitações impostas pela sociedade, estimulando uma jornada pessoal de autodescoberta.
  5. Olhar a vida com olhos de criança: Uma das grandes belezas da vida é manter a capacidade de descobrir coisas novas através de viagens, de experiências, de aventuras, de descobrimentos pessoais e através das outras pessoas. A inocência e a curiosidade de uma mente limpa e infantil podem ser ferramentas poderosas para quebrar padrões estagnados.
  6. Não se pode ser 100% feliz enquanto alguém ainda sofre: A felicidade plena permanece inalcançável enquanto a dor persiste em algum lugar. Cultivar a capacidade de compaixão, uma empatia que se mantém resiliente, é reconhecer que todos compartilhamos uma conexão intrínseca no grande panorama da existência. É fundamental ter claro que cada habitante deste planeta merece uma vida digna e completa, e devemos aspirar a ser um mensageiro dessa utopia que desafia a indiferença social que perpetua o sofrimento.
  7. Ciúmes, possessão e egoísmo não têm nada a ver com amor: Esses sentimentos de baixa vibração contradizem completamente a essência do ato de amar alguém. É crucial ter em mente que cada indivíduo é único e que a ideia de pertencimento a alguém não se alinha com relacionamentos saudáveis. O filme nos estimula a reconsiderar nossas concepções tradicionais de amor, fomentando a construção de relacionamentos fundamentados na liberdade e no respeito mútuo.

Em última análise, “Pobres Criaturas” não é apenas um filme, mas um convite provocativo para examinarmos as limitações que permitimos em nossa busca por aceitação social. Ao confrontar as questões levantadas pela narrativa, somos desafiados a repensar nossas próprias convicções e a buscar uma autenticidade além das expectativas impostas.

Agora me diga: Quem seríamos sem tantos tabus e determinismos? Onde estaríamos como seres humanos?

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More