Não são os orientais os melhores alunos. São os finlandeses.

sala

Esqueça o estereótipo do oriental CDF. Os melhores alunos são os finlandeses. De cada 3, 2 entram na faculdade.

Claro, a realidade lá é outra, mas deixando as nossas deficiências educacionais de lado, o sistema de ensino praticado na Filnlândia tem se mostrado o modelo mais eficiente de ensino e sem nada revolucionário, apenas o bom senso e, claro, a possibilidade de colocá-lo em prática.

Alguns exemplos de coisas muito simples, como:

01. Não tem lição de casa (na França também não). Isso não significa que o aluno não tenha as lições, só não leva para fazer em casa.

02. Média de um professor para cada 12 alunos. Em NY é um para 24. Na escola do meu filho têm 30 alunos por classe. Seis classes por série. E é uma escola de primeira linha. Fábrica.

03. 75 minutos de recreio (intervalos)

04. todos os professores tem curso superior e o mesmo reconhecimento social de um médico, um advogado, um engenheiro (provavelmente acima dos publicitários).

Ensino não tem nada a ver com iPads, estudos do meio, quadros digitais (apesar de serem ótimos). Ensino eficiente é baseado no velho e bom contato produtivo e próximo entre um ser mais experiente e um menos experiente. gente que tenha o propósito e a vocação para ensinar e facilitar o aprendizado. Conteudísmo é cada vez mais uma commodity e aprender a aprender é a obviedade que vai fazer a diferença no futuro.

Abaixo, um infográfico antigo, de 2006, que resume o ensino na Finlândia.

finland

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More