Glass (1958): hipnotizante doc, vencedor de Oscar

Documentário que levou o Oscar de melhor curta em 1959 mostra a produção artesanal e industrial do vidro, em 10 minutos absolutamente hipnotizantes.

glas 1

“Glass” é um rápido documentário, sem falas, sobre a fabricação de objetos de vidro e que acabou ganhando um Oscar de Curtas no ano seguinte.

A primeira metade do documentário mostra a técnica tradicional e artesanal do sopradores de vidro da Royal Leerdam Glass Factory, na Holanda.

Soprar vidro requer uma habilidade incrível porque quase não há margem para erros. A manipulação – e os eventuais ajustes já que tudo é feito à mão – precisam ser feitos em questão de segundos, senão a peça endurece errada. É uma mistura de força e sutileza, brutalidade e arte.

glas 3

Tem que soprar forte, usar alicates, encarar fornalhas e o calor extremo e, ao mesmo tempo, ter a delicadeza de um artesão. Bônus para a textura de kodakrome e o climão de jazz. E, claro, para os sopradores que fazem arte no vidro enquanto fumam cachimbos e cigarros.

Na segunda metade o clima muda completamente e tudo fica mais industrial, inclusive a trilha. É a vez das máquinas fazerem garrafas e copos.

glas 2

51kOSUupBGL._SX329_BO1,204,203,200_BÔNUS: sugiro a leitura do capítulo sobre o surgimento do vidro no livro “How We Got To Now“, que conta entre outras coisas, como os sopradores de vidro italianos foram exilados para a ilha de Murano por causa dos seguidos incêndios que causavam nas cidades. Murano, como você sabe, é até hoje a meca das peças de vidro feitas artesanalmente. Aliás, leia o livro inteiro, é uma delícia de leitura.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (16)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More