temporização e espaçamento = alma

Calma, você não está na UTI e esses negocinhos aí em cima não são aqueles bip-bips que mostram se você está vivo ou não. O papo aqui é sobre princípios de animação (no hospital seria da “re-animação”. Rá! Tá, vou parar. Vamos em frente, próximo parágrafo).

norman

O grande pioneiro dessa arte no século 20, Norman McLaren, dizia que “a animação não é a arte de desenhos que se movem, mas sim de movimentos que se desenham”. Genial!

O que acontece ENTRE cada quadro é mais importante do que aquilo que existe EM CADA quadro.

Ou seja, o quadro em que o Mickey aparece agachado e o que ele aparece já em pé, são MENOS importantes do que todos aqueles que estão entre esses dois momentos-chave, porque a maneira como ele vai de uma pose para a outra, é o que dita o movimento e a personalidade do personagem e do próprio ritmo da animação. Ele pode se erguer de uma maneira básica e linear como no primeiro exemplo do gráfico acima, ou pode se levantar de um jeito bem mais legal, como no sexto exemplo acima.

São os famosos “EASY IN, EASY OUT e EASY EASE”, que qualquer um que tenha experimentado animar alguma coisa, como banners por exemplo, conhece muito bem. São esses carinhas que deixam os movimentos mais orgânicos, naturais e divertidos. Aliás, deixam a física divertida, porque no mundo real ninguém rompe inércia de um jeito linear. No começo é devagarzinho e, à medida que o tempo passa, o movimento vai ficando mais acelerado. Aceleração, impactos, forças, texturas. A animação é física pura! E se pensarmos em video-games, aí vira física- turbinada!

Clique nas imagens abaixo para ampliar as imagens e navegar pelo Slideshow.

A relação entre o tempo e a quantidade de coisas que mudam dentro de um determinado periodo é a alma de todas as formas de arte que acontecem sobre uma linha de tempo, como a música, a dança e o cinema. Se você manipular velocidade e quantidade de coisas que mudam (imagine um percussionista!), você muda o ritmo das coisas e, no caso da animação, dá vida à coisas inanimadas.

Pensa no Fred Astaire. O cara era o rei do easy in e easy out.

Se você ficou curioso sobre esse assunto, recomendo a leitura do texto “Timing and Spacing in Animation” escrito por Jason do CG MeetUp, site de computação gráfica e animação.

Dê uma passadinha também por este post que fiz no ano passado, com os 12 Princípios da Animação, do livro “The Illusion of Life” de Frank Thomas e Ollie Johnston.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More