in

Free Solo, um doc para refletir sobre os próprios limites

A maior conquista que cada uma de nós pode ter é a de superarmos a nós mesmos. Encontramos pelo esporte essa superação em um nível extremo. Ainda assim, há aqueles que extrapolam este nível, levando a um desgaste físico e mental que desafia o estado natural das coisas. Tem isso, e tem pessoas como Alex “No Big Deal” Honnold.

Um dos alpinistas mais audaciosos no planeta hoje, Alex Honnold é a estrela deste documentário da National Geographic, que nos apresenta a escalada de Honnold no El Capitan, um dos paredões mais desafiadores do mundo com quase 1km em subida vertical, no Yosemite National Park. Seria realmente “No Big Deal” não fosse uma escalada…sem corda alguma para segurá-lo!

Concebido pela premiada E. Chai Vasarhelyi (MERU) e pelo montanhista e mundialmente renomado fotógrafo Jimmy Chin, me fez lembrar de uma conhecida citação: “Mens sana em corpore sano”. Derivada de uma Sátira do poeta romano Juvenal que busca responder sobre qual a maior pretensão da vida devemos aspirar e que diz:

“Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são. Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte, que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza, que suporte qualquer tipo de labores, desconheça a ira, nada cobice e creia mais nos labores selvagens de Hércules do que nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental. Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio; certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude” (Sátiras, de Juvenal).

Portanto, maior pretensão da vida que podemos aspirar, continue sendo a de superarmos a nós mesmos!

Dito isso, agora eu desafio a colocarmos nossos óculos VR e assistir e escalada em 360°! Tô pra superar a vertigem!

Reportar

Gostou do post?

82 points
Upvote Downvote
Updater

Escrito por Lucas Rottgering

Tudo pode ser referência e gerar valor, desde que se eduque o olhar.

Anos de UoD

Comentários

Carregando…

0