SXSW: Facebook e Update or Die mostram o futuro no maior festival de cultura criativa do mundo

Publicado originalmente no Facebook for Business

O Facebook fez uma parceria com o Update or Die para trazer até você uma cobertura de tudo o que acontece no evento, mostrando todos os dias os destaques entre as palestras e as ativações que acontecem por Austin entre os dias 13 e 22 de março.

Você sabia que existe um festival dedicado a debater todos os assuntos e as tendências das indústrias de tecnologia, comunicação e criatividade? O SXSW, sigla para South By Southwest, é uma conferência que mobiliza há mais de 30 anos toda a cidade de Austin, capital do Texas, nos EUA. Em 2020, entre os dias 13 e 22 de março, é lá que estarão concentradas as discussões que vão determinar o futuro da indústria criativa – de cinema e música a jornalismo e publicidade. Neste ano, entre realidade estendida (XR) e storytelling experiencial, as apresentações da conferência vão se dividir em 22 “caminhos”, ou temas, diferentes.

Para oferecer uma curadoria de tudo o que acontece por lá, o Facebook preparou uma parceria com o Update or Die. O portal, que cobre tudo o que está em alta no mercado criativo, estará no SXSW fazendo vídeos diários e trazendo destaques de palestras e ativações pela cidade. Então, esteja em Austin ou acompanhando o evento de longe, você encontrará no site – e também por aqui e na Página do Facebook para Empresas – os principais highlights selecionados pela equipe do Update or Die.

Se quiser saber mais sobre o festival, veja a seguir o bate-papo que tivemos com Gustavo Giglio, Sócio-Diretor de Marketing e Negócios do Update or Die. Há 10 anos participando do SXSW, o publicitário deu algumas dicas valiosas para quem vai até o evento e ainda antecipou o que podemos esperar de lá para 2020. Confira!

Facebook: Por que é tão essencial que marcas e negócios acompanhem o SXSW?

Gustavo Giglio: O SXSW virou um momento obrigatório para todas as empresas que querem entender o que significa essa impermanência do mercado e do mundo e que buscam se atualizar de verdade. É lá que os principais pensadores da indústria criativa apontam e lançam tendências que determinam os caminhos dos nossos modelos de negócios e também discutem temas que vão nortear de forma mais interessante os mercados da economia criativa.

Fora isso, sem sombra de dúvida, é o principal lugar para se fazer networking do mundo. Austin é ocupada para o evento todo e recebe visitantes de todas as partes do mundo. Todas as casas, bares, hotéis recebem conteúdo e ativações de marcas, assim como temos shows 24h durante os 10 dias de evento e ações especiais por todo lado. 

F: Depois de 10 anos participando do festival, qual a sua visão sobre ele?

G: O evento todo mudou, assim como os caminhos da comunicação e os mercados em destaque nos pilares escolhidos pela organização (interatividade, música e cinema). A cidade ganhou atenção do mundo todo e o público, provavelmente, quadruplicou. Todo o conceito e o cuidado evoluíram, assim como a quantidade e diversidade dos temas. A cidade é preparada para as ativações e muitas empresas e pessoas entenderam a importância de receber essa quantidade de informação durante esses dias.

Para o Brasil, acho ótimo o mercado entender a relevância dessas conversas e dos insights gerados por lá e conseguir trazer essa cultura para dentro das empresas, marcas e agências, além de, de alguma forma, tentar algo novo e interessante do que aprendeu por lá. O SXSW é life changing e quem passa esses dias por lá, uma espécie de universo paralelo ou mundo utópico, cria uma relação emocional muito difícil de ser quebrada. 

F: Que dicas você daria para quem está se preparando para ir ao evento? E para quem quer acompanhar tudo de longe?

G: As dicas são as básicas que lemos e escutamos em todos os lugares: faça a sua agenda com calma e busque assuntos dos quais você não está tão familiarizado, porque isso é ótimo para abrir a cabeça e consumir repertórios diferentes. Descanse o corpo e a cabeça, use tênis e roupas confortáveis, tome café e muita água, programe-se para comer direito. Também tente não sofrer com o FOMO, ou Fear of Missing Out. É um termo cunhado lá mesmo, que significa “medo de estar perdendo algo”. Por fim, aproveite o tempo em Austin para conhecer e conversar com pessoas diferentes.

Além disso, para quem estará lá ou mesmo estiver acompanhando de longe, nós do Update or Die preparamos uma curadoria baseada em diversos temas e interesses. Para nós, o que vale é compartilhar o que realmente nos impactou e o que aprendemos com isso. Nosso projeto inclusive já começou e ainda temos dois meses de muito conteúdo pela frente. 

Aproveite para ficar por dentro do que o Update or Die já está falando sobre o SXSW!

rodapé de post SXSW 2020
Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More