TokyoBuild, a capital japonesa em miniaturas

O trabalho e a dedicação do perfil TokyoBuild impressiona. Os detalhes de construção, no desgaste das peças, em cada trincado da pintura. Mas o trabalho é realizado longe de Tóquio. Acontece em Södermalm, uma pequena ilha da Suécia.

O responsável pelo processo de miniaturização dos edifícios da capital é o sueco Christopher Robin. Segundo a newsletter The Magnet, ele tem formação em artes plásticas e design de móveis e já trabalhou como designer para empresas como Ikea e H&M.

IMG 6304 rotated
IMG 7976 rotated

Confira abaixo a tradução da entrevista com o artista:

Como você se interessou em fazer modelos em miniatura, principalmente de Tóquio?
Eu queria ir para Tóquio desde os 12 anos. Se você é ao menos interessado na cultura pop oriental, Tóquio é o lugar que você sonha em ir. Alguns anos atrás, tive a oportunidade de viajar para Tóquio a trabalho e era tudo e mais que eu havia sonhado. Um lugar tão incrível! Fiquei surpreso com o quão “pequena” a cidade parecia, mesmo sendo uma das maiores cidades do mundo. Fiquei impressionado com todas as ruelas com casinhas gastas e com pátina pesada. Nunca tinha visto casas com tanta alma. As casas eram como parte das famílias que ali vivem e trabalham. Quando cheguei em casa, precisava de algo para fazer, um projeto que pudesse fazer na mesa da cozinha (eu tinha o péssimo hábito de ficar preso na frente do Netflix todas as noites, nada de ruim sobre o Netflix, mas você entendeu). Então, aceitei o desafio de tentar capturar a vibração e a alma das casas de Tóquio que vi em meu viagem em miniaturas.

Como você aprendeu a fazer edifícios em miniatura?
Eu não tinha construído miniaturas antes, apenas alguns aviões de guerra na minha adolescência. Mas, fora isso, nada em pequena escala. Então, eu mais ou menos tive que aprender tudo desde o começo. Assistir muito no YouTube e apenas aprendi fazendo. Tem sido uma curva de aprendizado íngreme. Quando estudei artes plásticas aprendi a usar meus olhos, aprendi a olhar realmente. E isso me ajudou a criar essas miniaturas. Olhando para os edifícios e, em seguida, fazendo tudo ao meu alcance para reproduzir o que vejo em escala 1:20. E não tente se comprometer. Uma espécie de tática direta.

Você poderia passar rapidamente pelo processo de fazer um modelo e os materiais que usa? Como você “envelhece” os materiais?
Como não moro em Tóquio, uso o Google Street View para encontrar as casas que desejo construir. É como dar um passeio digital em Tóquio. Quando eu encontro uma casa que quero construir, faço uma captura de tela e faço planos usando o Photoshop e o Illustrator. Então eu construo uma base, geralmente em placa de MDF. Eu uso quaisquer materiais que se adaptem à construção que estou fazendo – latão, plástico, madeira, etc. Adoro usar latão que posso soldar e fazer photo-etch. Você pode obter detalhes incríveis usando a técnica de gravação de fotos. Também faço o molde em plástico e às vezes faço corte a laser e impressão 3D. Quando eu começo uma nova construção, muitas vezes quero adicionar um novo processo que não usei antes apenas para aprender algo novo. Meu projeto mais recente é usar cola de couro. Igual aos antigos pintores do Renascimento. Uma cola fantástica se você ignorar que o apartamento cheira a ossos de cachorro … O desgaste e o envelhecimento das construções estão realmente perto de fazer uma pintura. Eu uso tinta a óleo e pastéis secos, adicionando lentamente sujeira, ferrugem, etc. Quase como pintar a história do edifício. Um processo muito divertido, mas fácil de exagerar, então você tem que ir com calma. Escolhi construir na escala 1:20 porque não há nada disponível na prateleira nessa escala, e isso me obriga a construir tudo do zero.

O que você gostaria de fazer e ainda não fez?
Hmm, boa pergunta. Eu adoraria construir uma guarita de polícia de Koban (um pequeno escritório de polícia local) e fazer os policiais posarem como o modelo na frente do Koban real. E eu também gostaria de construir um edifício maior em estilo de escritório, um restaurante lamen e um farol de Yokohama. E eu também gostaria de construir um modelo quando estiver em Tóquio usando apenas materiais e ferramentas japonesas. Tantos modelos que quero construir, haha​​…

Robin recebe doações no Patreon para continuar a produzir as peças.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More