A inteligência é Artificial, mas a ansiedade é real

As perguntas foram sobre a ansiedade, o nó no peito, saudades, amor, crise de choro e solidão, e as respostas foram praticamente idênticas, indicando que a IA não possui a capacidade de sentir como os humanos.

De acordo com um experimento realizado pela KORO Martech em parceria com o Post em Branco, foi perguntado ao ChatGPT, um modelo de linguagem de inteligência artificial, sobre gatilhos, sentimentos e reações físicas decorrentes de uma crise de ansiedade em pessoas que diariamente lidam com esta questão.

As perguntas foram sobre a ansiedade, o nó no peito, saudades, amor, crise de choro e solidão, e as respostas foram praticamente idênticas para todas as questões, indicando que a IA não possui a capacidade de sentir emoções, sentimentos e reações físicas como os humanos [1].

postembranco chatGPT printscreen

Apesar do resultado parecer óbvio, em uma enquete realizada no perfil @post.branco, mais de 30% dos usuários responderam que a IA iria ter sentimentos reais. O objetivo da ação foi ressaltar que não precisamos ficar ansiosos com receio de sermos substituídos pelas plataformas de inteligência artificial. Nós, seres humanos, somos únicos em nossas emoções e a inteligência artificial, apesar de ser uma ferramenta importante, ainda está longe de conseguir entender a complexidade da existência humana.

03 blankpost ChatGPT imgs B v01

O publicitário Daniel Portuga, criador do Post em Branco e diagnosticado com Transtorno de Ansiedade Generalizado (TAG), teve a ideia de realizar um experimento em parceria com a KORO Martech. O objetivo foi perguntar ao ChatGPT, um modelo de linguagem de inteligência artificial, sobre gatilhos, sentimentos e reações físicas decorrentes de uma crise de ansiedade em pessoas que diariamente lidam com esta questão. O experimento revelou que a IA não possui a capacidade de sentir emoções, sentimentos e reações físicas como os humanos [1].

04 blankpost ChatGPT imgs C v01

De acordo com Portuga, a nossa mente e emoções nos tornam únicos, e por isso é tão importante cuidarmos da nossa saúde mental. A inteligência artificial não foi criada para substituir as pessoas, mas sim para ajudá-las, dando-lhes capacidades incríveis. Ele cita a startup Kintsugi como exemplo, que consegue identificar depressão e ansiedade a partir da voz das pessoas. Com iniciativas assim, fica mais fácil detectar doenças relacionadas à saúde mental, facilitando o acesso de pessoas do mundo todo aos tratamentos necessários.

A ação ocorrerá entre os dias 22 e 27 de abril e ficará disponível no feed e highlight do perfil @post.branco no Instagram. No entanto, é importante ressaltar que essa iniciativa NÃO substitui uma consulta e as devidas orientações médicas. Qualquer sintoma deve ser imediatamente reportado a um especialista.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More