BBDO enviou memorando aos funcionários alertando contra o uso de IA generativa

 Agências e Big Tech estão divididas em relação ao uso de IA generativa na publicidade.

A Batten, Barton, Durstine & Osborn (BBDO), a maior no portfólio da gigant Omnicom Group , enviou um memorando aos funcionários esta semana alertando-os contra o uso de IA generativa como ChatGPT , MidJourney e DALL-E por receio de violações de direitos autorais entre outros motivos.

O que fazer e o que não fazer: o CEO da BBDO, Andrew Robertson, disse aos funcionários que eles não deveriam usar IA para o trabalho do cliente, a menos que seja aprovado pela equipe jurídica da agência; ele também aconselhou falar com a liderança antes de discutir a IA com os clientes. Alguns clientes da BBDO já rejeitaram trabalhos que usavam IA generativa, de acordo com Robertson.

  • O principal motivo de preocupação é que as ferramentas de IA generativas geralmente são treinadas em uma ampla gama de materiais, incluindo conteúdo protegido por direitos autorais. Vários processos importantes contra empresas de IA alegam que isso constitui violação de direitos autorais, e o US Copyright Office disse recentemente que a maioria dos trabalhos gerados por IA não podem ser protegidos por direitos autorais e devem ser analisados ​​caso a caso.
  • Ainda assim, a BBDO está incentivando seus funcionários a experimentar a tecnologia e encontrar casos de uso em potencial – apenas não aos olhos do público e certamente não para criar trabalhos que possam causar problemas legais aos clientes. Como muitas agências, a BBDO usa IA para análise de dados e fins de compra.

A brecha: os anunciantes têm dúvidas sobre o status legal da IA ​​generativa desde que a tecnologia entrou em cena, embora ainda tenham experimentado nos bastidores. Mas o alerta da BBDO contrasta fortemente com a atitude dos gigantes da publicidade Google e Meta .

Apesar das preocupações legais, tanto o Google quanto a Meta anunciaram planos para lançar ferramentas de IA generativas para campanhas publicitárias ainda este ano. Embora isso quase certamente crie uma enorme onda de anúncios gerados por IA, os anunciantes maiores ainda podem optar por ficar longe. Esses produtos podem ser mais adequados para pequenas empresas que não podem terceirizar o trabalho criativo, mas que provavelmente também não podem arcar com um desafio legal caro.

Através da Insider Intelligence
Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More