Inteligência Artificial roubando empregos? Veja porque não dá para responder com um sim ou não

Até o momento, a Inteligência Artificial tem mais ajudado a aumentar a produtividade do que roubado empregos.

A onipresente questão sobre a Inteligência Artificial (IA) substituindo trabalhadores e/ou roubando seus empregos não é daquelas que possa ser respondida com um simples “sim” ou “não”. A verdadeira resposta depende de vários fatores, principalmente do tipo de trabalho em questão.

Atualmente, a Inteligência Artificial se destaca em tarefas individuais.

Por exemplo, uma pesquisa da Retool com mais de 1.500 trabalhadores da área tecnológica revelou que 88% deles estão utilizando IA para:

  • Assistência em código/consulta (48%).
  • Redação de textos (33%).
  • Depuração de erros (32%).
  • Análise de dados (30%).

A Boa Notícia para Trabalhadores

Para a maioria dos profissionais o trabalho funciona através de uma série de fluxos de trabalho menores – e não apenas em tarefas isoladas. Por exemplo, engenheiros escrevem código, analisam dados e escrevem e-mails. Até o momento, a IA tem mais ajudado a aumentar a produtividade desses trabalhadores do que substituído seus empregos.

O Impacto da Inteligência Artificial em Trabalhos de Tarefas Únicas

No entanto, alguns empregos consistem mais em tarefas únicas. Um estudo (The Short-Term Effects of Generative Artificial Intelligence on Employment: Evidence from an Online Labor Market) indicou que, logo após o lançamento do ChatGPT, houve uma diminuição nas oportunidades e nas taxas de pagamento para freelancers em redação. Com o tempo, a IA certamente será capaz de realizar mais tarefas de trabalhos de colarinho branco*, mas isso não significa necessariamente uma perda generalizada de empregos.

gráfico sobre influencia da Inteligência Artificial no mercado
Oportunidades de freelas e ganhos para redatores e editores despencaram depois do chatGPT

Um Contexto Histórico

Para entender melhor, vale a pena olhar para o passado. Em 1900, 36% da população empregada nos EUA trabalhava na agricultura. Hoje, esse número é de apenas 1,2%, enquanto o desemprego é inferior a 4%.

Por Que Isso Importa: Inteligência Artificial, Perda e Criação de Empregos

Sim, a IA vai assumir alguns empregos, mas também vai criar novos. A melhor coisa a fazer hoje é aprender a trabalhar em conjunto com a IA em seu campo de atuação. Um exemplo disso é que 63% dos empregadores na área de tecnologia agora preferem pessoas que sabem programar com a ajuda da IA, e não apenas aquelas que sabem programar.

Conclusão

Enquanto a IA continua a evoluir, é crucial adaptar-se e colaborar com essas tecnologias, tanto para melhorar a produtividade quanto para garantir relevância no mercado de trabalho futuro. A IA não é apenas uma ameaça de substituição, mas também uma oportunidade para o desenvolvimento de novas habilidades e profissões.

*empregos em ambientes profissionais, muitas vezes associados a uma certa quantidade de conhecimento especializado ou habilidades. Tipicamente, esses empregos estão em setores como negócios, educação superior, saúde e direito, e podem incluir papéis como executivos, gerentes, advogados e médicos. Esses trabalhos costumam ser bem remunerados e exigem um alto nível de educação formal.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More